Os estudantes da atualidade são, às vezes, acusados de não gostarem de ler. No entanto, devemos levar em consideração que estes meninos estão vivendo o mundo das imagens. Uma, duas ou três páginas sem imagem é convite a parar a leitura.
Algumas obras clássicas- romance, conto, crônica, peças teatrais- passam por um processo de reescrita. Essa ação beneficia o leitor, pois transforma o clássico para um gênero do gosto infanto-juvenil. Muitas obras são traduzidas para as Histórias em Quadrinhos, filmes, curtas etc. Esses recursos intersemióticos aproximam o leitor da obra e tornam a leitura mais agradável.
Texto 1
Texto 2
1. Que informações encontramos no texto 1?
2. De acordo com o texto não verbal, quais são os personagens dessa narrativa?
3. Como o ambiente é apresentado no texto 1?
4. Essa imagem passa a ideia de alegria ou tristeza? Por quê?
5. Descreva a imagem que você vê. Para isso, analise a cor, os personagens, o ambiente etc.
6. Descreva a imagem que você vê no texto 2. Para isso, analise a cor, os personagens, o ambiente etc.
7. Por que nas duas imagens os personagens aparecem sempre de costas?
8. Após ler o texto 2, explique o assunto abordado na obra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário