quarta-feira, 17 de setembro de 2014

O jornal em sala de aula

O processo de leitura e de escrita deve se dar de forma contextualizada, conforme orientam os PCNs. Estamos utilizando o jornal em sala de aula como forma de levar os nossos estudantes a uma leitura e escrita críticas. 

Essas ações estão sendo desenvolvidas em uma escola onde 99% dos estudantes não tinham acesso à leitura de jornais, revistas e etc. 

Primeira parte:

O/a estudante escolhe o assunto que lhe interessa no jornal, faz leitura silenciosa, depois apresenta um comentário oral para os colegas. Caso mais de um estudante tenha lido a mesma matéria, já aparece a forma de comentar diferente. 

Nessa atividade, verifica-se como o/a estudante entende o que lê. Além disso, favorece  o uso de uma linguagem mais formal. 

Total de aulas: de 02 a 04 aulas

Segunda/ parte:

O/a professor/a dá o título de uma matéria e pede aos estudantes que redijam um parágrafo sobre o assunto abordado nessa matéria, depois solicita a leitura do parágrafo de cada estudante. Um estudante lê o texto do outro e corrigi os erros gráficos com uso de dicionário.

Total de aulas: de 02 a 04 aulas

Terceira atividade:

Leitura partilhada da matéria cujo título foi apresentado na terceira  atividade;

Conceitos dos gêneros textuais jornalísticos;

Marcas linguísticas presentes nesses textos: pronomes, verbos, advérbios e conjunções, uso da pontuação e ortografia.

Total de aulas: de 02 a 04 aulas

Quarta parte:

Leitura de texto verbal e não vernal: O/a professor/a solicita que os alunos leiam  as charges e façam   um comentário por escrito também para ser apresentado à turma. 

Leitura de temas da atualidade, desenho de charges em equipe e apresentação ao grupo.

Atividade com grau de dificuldade mediana.

Total de aulas: de 02 a 04 aulas

Quinta parte:

A turma será dividida em equipes e sairá a campo para montar um jornal sobre o bairro dela.

Total de aulas: de 06 a 10 aulas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Texto 1 QUESTÃO 1========================= Na primeira oração, a vírgula foi utilizada, porque há A) um vocativo. B) um aposto. C) um...