quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Poemas são feitos de imagens



                            O último andar                 
No último andar é mais bonito:
do ultimo andar se vê o mar.
É lá que eu quero morar.

O último andar é mais longe:
custa muito a lá chegar.
Mas é lá que eu quero morar.

Todo o céu fica a noite inteira
sobre o último andar.
É lá que eu quero morar.

Quando faz lua, no terraço
fica tudo luar.
É lá que eu quero morar.

Os passarinhos lá se escondem,
para ninguém os maltratar,
no último andar.

             De lá se avista o Mundo inteiro,
tudo parece perto, no ar.
É lá que eu quero morar:
no último andar.
Cecília Meireles

1.  A imagem da poeta, no texto 1,apresenta um olhar direcionado para quê?
2. Que informações temos sobre Cecília Meireles no texto 1? 
3. Qual a primeira obra publicada por Cecília Meireles?
4. Que imagens esse poema traz a sua imaginação?
5. Para você, essas imagens são agradáveis ou desagradáveis?
6. Que sentimento esse texto produz em você?
7. A palavra-chave para a construção desse poema é: último andar. 
8. Qual a importância do último andar para o eu lírico?
9. Por que razões o eu lírico quer morar no último andar?
10. O último andar dá a ideia de beleza, mas também é uma forma de si refugiar do mundo. Que motivos levariam uma pessoa a se refugiar do mundo?
11. Você conhece histórias em que as pessoas se refugiaram na torre de castelos ou igrejas? Quais?
12. Essas pessoas ficaram nessas torres por escolha própria ou por imposição de outras pessoas?

13. Retire do poema as palavras que:

a.  dão ideia de lugar.
b.  descrevem esse lugar.
c.   expressam o desejo da poeta.
d.  que rimam.

14. As palavras que estruturam o poema são as que dão ideia de lugar. Na gramática, como essas palavras são classificadas?
a. advérbios.
b. pronome.
c. conjunção.
d. adjetivo.

15 Além dos advérbios de lugar, há outros no texto. Identifique-os e indique as palavras com as quais eles se relacionam.

16. Reescreva o poema, dando a ideia de que o último andar é um lugar ruim.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Texto 1 QUESTÃO 1========================= Na primeira oração, a vírgula foi utilizada, porque há A) um vocativo. B) um aposto. C) um...