Semântica é a parte da gramática que
estuda os aspectos relacionados ao sentido de palavras e enunciados.
Sinônimos: são palavras de sentidos aproximados que podem substituir outras.
Ex. O guri pediu socorro, mas
quando o policial chegou já encontrou o menino morto.
Antônimos:
são palavras de sentido contrário entre si. Ex. O dia curvou-se diante
da beleza da noite.
Hipônimo e hiperônimo:
são palavras pertencentes a um mesmo campo semântico; o primeiro tem sentido
mais especifico, o segundo, mais genérico.
Ex. Computador, impressora, teclado,
mausse-hipônimos/ equipamento-
hiperônimo.
Ambiguidade- é
a duplicidade de sentido que pode haver em um texto verbal ou não verbal. Pode
ser usado de forma intencional ou como problema de construção textual.
Ex. O que faz uma boa metrópole – o que
a metrópole oferece a seus moradores ou o que faz com que uma cidade seja uma
metrópole.
1. Leia o texto abaixo, em seguida,
indique o recurso semântico utilizado na construção textual:
Duas pessoas conversando:
-Não deixe sua cadela entrar na minha
casa de novo. Ela está cheia de pulgas.
- Diana, não entre nessa casa de novo.
Ela está cheia de pulgas.
Sírio Possenti In Amaral. Novas
palavras
A. ambiguidade
B. sinônimos
C. hiperônimos
D. antônimos.
Soneto da separação
De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto
De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama
De repente não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente
Fez-se do amigo próximo, distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.
Vinicius de Moraes
2. O pocesso de
construção do poema: soneto da separação, teve como elemento central o uso de:
A. Antônimos
B. Sinônimos
C. Hiperônimos
D. Ambiguidade.
3.Nesse poema, a
palavra que reforça a ideia de que algo inesperado aconteceu é:
A. de repente
B. aventura
C. riso
D. pranto.
4.
Procure reorganizar o texto, identificando os parágrafos de 1 a 7. Em seguida, indique quais parágrafos
seriam indispensáveis nesse texto.
( )Abortos provocados consistem na interrupção intencional da gestação. Quanto a isso, acredita-se que ocorram aproximadamente 50 milhões desse tipo de caso em todo o mundo, sendo a Romênia a campeã em número de abortos por habitantes.
( )Nas clínicas, os métodos mais empregados são a sucção, dilatação, curetagem e injeção salina, sendo esta considerada uma prática segura, desde que seja feita nas primeiras semanas de gestação, e praticada por equipe qualificada. Como pesquisas recentes sugerem que fetos são capazes de sentir dor, embora bem menos intensa, a partir da décima sétima semana de vida, estuda-se a possibilidade de aplicação de anestesias em fetos dessa idade em diante.
( )Apesar da reconhecida ilegalidade de outras práticas além das citadas, é sabido que muitas mulheres recorrem ao aborto utilizando-se de métodos caseiros; ou mesmo por atendimento em clínicas clandestinas. Deste ato, um número considerável destas sofre complicações, como hemorragias, infecções, perfurações abdominais, podendo desencadear em infertilidade, ou mesmo óbito (é uma das maiores causas de mortalidade materna); sendo por isso reconhecido como um problema sério de saúde pública.
( )Abortos provocados consistem na interrupção intencional da gestação. Quanto a isso, acredita-se que ocorram aproximadamente 50 milhões desse tipo de caso em todo o mundo, sendo a Romênia a campeã em número de abortos por habitantes.
( )Nas clínicas, os métodos mais empregados são a sucção, dilatação, curetagem e injeção salina, sendo esta considerada uma prática segura, desde que seja feita nas primeiras semanas de gestação, e praticada por equipe qualificada. Como pesquisas recentes sugerem que fetos são capazes de sentir dor, embora bem menos intensa, a partir da décima sétima semana de vida, estuda-se a possibilidade de aplicação de anestesias em fetos dessa idade em diante.
( )Apesar da reconhecida ilegalidade de outras práticas além das citadas, é sabido que muitas mulheres recorrem ao aborto utilizando-se de métodos caseiros; ou mesmo por atendimento em clínicas clandestinas. Deste ato, um número considerável destas sofre complicações, como hemorragias, infecções, perfurações abdominais, podendo desencadear em infertilidade, ou mesmo óbito (é uma das maiores causas de mortalidade materna); sendo por isso reconhecido como um problema sério de saúde pública.
( )Em nosso país, exceto
em casos de estupro, ou quando a mãe corre risco de vida (aborto sentimental,
moral ou piedoso; e aborto terapêutico, respectivamente), este ato é proibido
por lei. Existe, entretanto, uma situação em que o aborto pode ser concedido
legalmente, sendo relativo à gestação de feto com graves e irreversíveis
anomalias físicas ou mentais, como anencefalia; desde que haja o consentimento
do pai, e atestado de pelo menos dois médicos.
( )Discussões sobre essa temática são, geralmente, polêmicas, já
que é um assunto complexo e delicado. Argumentos como a interrupção da vida de
um ser inocente frente à irresponsabilidade de sua genitora de um lado, versus
a integridade do filho e da própria mãe diante de uma maternidade não desejada,
são sempre pontuados.
( )Opiniões pessoais à parte, é fato que a educação sexual e a promoção de atendimento médico mais acessível, incluindo aí o acompanhamento familiar e psicológico, podem ser capazes de contornar consideravelmente essa questão.
( )Opiniões pessoais à parte, é fato que a educação sexual e a promoção de atendimento médico mais acessível, incluindo aí o acompanhamento familiar e psicológico, podem ser capazes de contornar consideravelmente essa questão.
( )A expressão “aborto”
se caracteriza pela morte do embrião ou feto, que pode ser espontânea ou
provocada. Anomalias cromossômicas, infecções, choques mecânicos, fatores
emocionais, intoxicação química acidental, dentre outros, podem ser
considerados como sendo exemplos desse primeiro caso, que ocorre em
aproximadamente 25% das gravidezes. Ele é caracterizado pelo término da
gestação de menos de 20 semanas, sendo o sangramento vaginal um forte indício
de sua ocorrência. Mais de 50% dessas situações diz respeito a alterações
genéticas no embrião.
Por Mariana Araguaia/Graduada em Biologia/
Equipe Brasil Escola. Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/aborto.htm.
Por Mariana Araguaia/Graduada em Biologia/
Equipe Brasil Escola. Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/aborto.htm.
5. Responda:
A. Por que discussões sobre o tema aborto são polêmicas?
B. em que situações o aborto é permitido no Brasil?
C. Que complicações são mais comuns em aborto clandestino?
D. De acordo com o texto, quais seriam as melhores saídas para
tentar contornar o problema?
6. Para evitar repetição da palavra aborto, a autora recorreu ao
uso de palavras com sentidos próximos. Identifique-as.
7.
(PUC_SP) A conjunção E tem valor adversativo na frase:
A. cheguei, vi e venci.
B. arrumou as malas e despediu-se.
C. deitou exausto e não conseguiu
dormir.
D. siga meu conselho e não se
arrependerá.
E. choveu durante a noite e não
conseguimos sair.
8. (PUC_SP) No trecho: “se eu convencesse
Madalena de que ela não tem razão... se lhe explicasse que é
necessário vivermos em paz... os verbos destacados são respectivamente:
A.transitivo direto, transitivo
indireto, transitivo direto, transitivo indireto.
B. transitivo direto e indireto,
transitivo direto, transitivo direto e indireto , intransitivo.
C. transitivo indireto, transitivo
direto, transitivo direto , intransitivo
D. transitivo direto e indireto, transitivo direto , intransitivo, transitivo
indireto.
E. transitivo direto, transitivo direto , intransitivo,
intransitivo..
9. (UFPR) Qual a oração sem sujeito?
A. falaram mal de você.
B. ninguém se apresentou.
C. precisa-se de professores
D. a noite estava agradável
E. vai
haver um campeonato.
10. Classifique o sujeito das orações
da questão nove:
“Mais vale o que se aprende que o que nos ensinam”
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