domingo, 2 de agosto de 2015

Semântica

Semântica é a parte da gramática que estuda os aspectos relacionados ao sentido de palavras e enunciados.
Sinônimos: são palavras de sentidos aproximados que  podem substituir  outras.
Ex. O guri pediu socorro, mas quando o policial chegou já encontrou o menino morto.
Antônimos: são palavras de sentido contrário entre si. Ex. O dia curvou-se diante da beleza da noite.
Hipônimo e hiperônimo: são palavras pertencentes a um mesmo campo semântico; o primeiro tem sentido mais especifico, o segundo, mais genérico.
Ex. Computador, impressora, teclado, mausse-hipônimos/ equipamento-  hiperônimo.
Ambiguidade- é a duplicidade de sentido que pode haver em um texto verbal ou não verbal. Pode ser usado de forma intencional ou como problema de construção textual.
Ex. O que faz uma boa metrópole – o que a metrópole oferece a seus moradores ou o que faz com que uma cidade seja uma metrópole.
1. Leia o texto abaixo, em seguida, indique o recurso semântico utilizado na construção  textual:
Duas pessoas conversando:
-Não deixe sua cadela entrar na minha casa de novo. Ela está cheia de pulgas.
- Diana, não entre nessa casa de novo. Ela está cheia de pulgas.
Sírio Possenti In Amaral. Novas palavras
A. ambiguidade
B. sinônimos      
C. hiperônimos 
D. antônimos.

Soneto da separação
De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto
De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama

De repente não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente

Fez-se do amigo próximo, distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.

Vinicius de Moraes

2. O pocesso de construção do poema: soneto da separação, teve como elemento central o uso de:
A. Antônimos
B. Sinônimos
C. Hiperônimos
D. Ambiguidade.
3.Nesse poema, a palavra que reforça a ideia de que algo inesperado aconteceu é:
A. de repente  
B. aventura
C. riso
D. pranto.  
4. Procure reorganizar o texto, identificando os parágrafos de 1 a  7. Em seguida, indique quais parágrafos seriam indispensáveis nesse texto.

( )Abortos provocados consistem na interrupção intencional da gestação. Quanto a isso, acredita-se que ocorram aproximadamente 50 milhões desse tipo de caso em todo o mundo, sendo a Romênia a campeã em número de abortos por habitantes.
( )Nas clínicas, os métodos mais empregados são a sucção, dilatação, curetagem e injeção salina, sendo esta considerada uma prática segura, desde que seja feita nas primeiras semanas de gestação, e praticada por equipe qualificada. Como pesquisas recentes sugerem que fetos são capazes de sentir dor, embora bem menos intensa, a partir da décima sétima semana de vida, estuda-se a possibilidade de aplicação de anestesias em fetos dessa idade em diante.
(   )Apesar da reconhecida ilegalidade de outras práticas além das citadas, é sabido que muitas mulheres recorrem ao aborto utilizando-se de métodos caseiros; ou mesmo por atendimento em clínicas clandestinas. Deste ato, um número considerável destas sofre complicações, como hemorragias, infecções, perfurações abdominais, podendo desencadear em infertilidade, ou mesmo óbito (é uma das maiores causas de mortalidade materna); sendo por isso reconhecido como um problema sério de saúde pública.
(   )Em nosso país, exceto em casos de estupro, ou quando a mãe corre risco de vida (aborto sentimental, moral ou piedoso; e aborto terapêutico, respectivamente), este ato é proibido por lei. Existe, entretanto, uma situação em que o aborto pode ser concedido legalmente, sendo relativo à gestação de feto com graves e irreversíveis anomalias físicas ou mentais, como anencefalia; desde que haja o consentimento do pai, e atestado de pelo menos dois médicos.
( )Discussões sobre essa temática são, geralmente, polêmicas, já que é um assunto complexo e delicado. Argumentos como a interrupção da vida de um ser inocente frente à irresponsabilidade de sua genitora de um lado, versus a integridade do filho e da própria mãe diante de uma maternidade não desejada, são sempre pontuados.
(  )Opiniões pessoais à parte, é fato que a educação sexual e a promoção de atendimento médico mais acessível, incluindo aí o acompanhamento familiar e psicológico, podem ser capazes de contornar consideravelmente essa questão.
(   )A expressão “aborto” se caracteriza pela morte do embrião ou feto, que pode ser espontânea ou provocada. Anomalias cromossômicas, infecções, choques mecânicos, fatores emocionais, intoxicação química acidental, dentre outros, podem ser considerados como sendo exemplos desse primeiro caso, que ocorre em aproximadamente 25% das gravidezes. Ele é caracterizado pelo término da gestação de menos de 20 semanas, sendo o sangramento vaginal um forte indício de sua ocorrência. Mais de 50% dessas situações diz respeito a alterações genéticas no embrião.
Por Mariana Araguaia/Graduada em Biologia/
Equipe Brasil Escola. Disponível em:
http://www.brasilescola.com/biologia/aborto.htm.
5. Responda:
A. Por que discussões sobre o tema aborto são polêmicas?
B. em que situações o aborto é permitido no Brasil?
C. Que complicações são mais comuns em aborto  clandestino?
D. De acordo com o texto, quais seriam as melhores saídas para tentar contornar o problema?
6. Para evitar repetição da palavra aborto, a autora recorreu ao uso de palavras com sentidos próximos. Identifique-as.
7.  (PUC_SP) A conjunção E tem valor adversativo na frase:
A. cheguei, vi e venci.
B. arrumou as malas e despediu-se.
C. deitou exausto e não conseguiu dormir.
D. siga meu conselho e não se arrependerá.
E. choveu durante a noite e não conseguimos sair.
8. (PUC_SP) No trecho: “se eu convencesse Madalena de que ela não tem razão... se lhe explicasse que é necessário vivermos em paz... os verbos destacados são respectivamente:
A.transitivo direto, transitivo indireto, transitivo direto, transitivo indireto.
B. transitivo direto e indireto, transitivo direto, transitivo direto e indireto , intransitivo.
C. transitivo indireto, transitivo direto, transitivo direto , intransitivo
D. transitivo direto e indireto,  transitivo direto , intransitivo, transitivo indireto.
E. transitivo direto,  transitivo direto , intransitivo, intransitivo..
9. (UFPR) Qual a oração sem sujeito?
A. falaram mal de você.     
B. ninguém se apresentou.
C. precisa-se de professores
D. a noite estava agradável
E. vai  haver um campeonato.
10. Classifique o sujeito das orações da questão nove:


“Mais vale o que se aprende que o que nos ensinam


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