quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Memorial

Esse trabalho foi desenvolvido em 2013 como avaliação final na turma de 3º ano G, da E.E.F.M Prof. Flávio Ponte. 

O resultado foi maravilhoso !






Maracanaú- 2013
Prezado/prezada estudante, está chegando o final de uma etapa na sua vida estudantil. Este memorial trará reflexões sobre seu aprendizado e transformações ocorridas ao longo desses três anos de estudo. Para ilustrar o trabalho, disponho alguns textos, você deverá contextualizar suas experiências com base nesses textos e outros que você venha colocar.
Vale lembrar que o memorial é um gênero textual narrado na 1ª pessoa.
Para começo de conversa, leia o poema abaixo e diga-nos quem é  você.
Eu sou essa pessoa a quem o vento chama,
a que não se recusa a esse final convite,
em máquinas de adeus, sem tentação de volta.

Todo horizonte é um vasto sopro de incerteza:
Eu sou essa pessoa a quem o vento leva:
já de horizontes libertada, mas sozinha.

Se a Beleza sonhada é maior que a vivente,
dizei-me: não quereis ou não sabeis ser sonho?
Eu sou essa pessoa a quem o vento rasga.

Pêlos mundos do vento, em meus cílios guardadas
vão as medidas que separam os abraços.
Eu sou essa pessoa a quem o vento ensina:

«Agora és livre, se ainda recordas».

                                             Cecília Meireles






Leia o poema Retrato, de Cecília Meireles e componha o seu retrato dentro dos três anos de estudo. Esse retrato é físico e psicológico.
Retrato
                    Cecília Meireles
Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios, 
nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força, 
tão paradas e frias e mortas; 
eu não tinha este coração
que nem se mostra. 

Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
- Em que espelho ficou perdida a minha face?


  


Sabemos que a família é um fator indispensável para o crescimento dos filhos, a partir da oração abaixo, fale um pouco sobre a importância de sua família nessa caminhada.

Oração da Família

Que nenhuma família comece em qualquer de repente.
Que nenhuma família termine por falta de amor.
Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente.
E que nada no mundo separe um casal sonhador.

Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte.
Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois.
Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte.
Que eles vivam do ontem, no hoje em função de um depois.

Que a família comece e termine sabendo onde vai.
E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai.
Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor.
E que os filhos conheçam a força de onde brota o amor.

Que marido e mulher tenham força de amar sem medida.
Que ninguém vá dormir sem pedir ou dar seu perdão.
Que as crianças aprendam no colo o sentido da vida.
Que a família celebre a partilha do abraço e do pão.

Que marido e mulher não se traiam nem traiam seus filhos.
Que o ciúme não mate a certeza do AMOR entre os dois.
Que no seu firmamento a estrela que tem maior brilho.
Seja a firme esperança de um céu aqui mesmo e depois.





As amizades são importantes na vida. A partir do poema, descreva o poder das amizades em sua vida.
Soneto do amigo

Enfim, depois de tanto erro passado
Tantas retaliações, tanto perigo
Eis que ressurge noutro o velho amigo
Nunca perdido, sempre reencontrado.

É bom sentá-lo novamente ao lado
Com olhos que contêm o olhar antigo
Sempre comigo um pouco atribulado
E como sempre singular comigo.

Um bicho igual a mim, simples e humano
Sabendo se mover e comover
E a disfarçar com o meu próprio engano.

O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica...




A adolescência é um momento de descobertas, procure socializar conosco como foi à descoberta do amor e outras descobertas para você. Escolha um poema, música ou crônica que traduza esse momento.





GINCANA – Como essa experiência modificou sua visão sobre trabalho em equipe, capacidade individual, inteligências múltiplas, escolhas de pessoas para as tarefas, discussão e orientação dos professores.


  



Estudamos bastante durante estes três anos. Para lembrar um pouco do que estudamos, analise o poema o bicho, procurando tratar aspectos linguísticos, geográficos, históricos,sociológicos e filosóficos. Procure associar esse poema, à literatura de 30, destacando causas e consequências. Após a análise, indique formas de romper essa situação.
      O bicho
Vi ontem um bicho
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa;
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
Manuel Bandeira. Rio, 27 de dezembro de 1947




Para encerrar nossa trajetória, leia o poema de Clarice Lispector e  descreva como cada professor/a ajudou você a construir cada momento dessa caminhada.
Há Momentos

Há momentos na vida em que sentimos tanto
a falta de alguém que o que mais queremos
é tirar esta pessoa de nossos sonhos
e abraçá-la.

Sonhe com aquilo que você quiser.
Seja o que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que se quer.

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes
não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor
das oportunidades que aparecem
em seus caminhos.

A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passam por suas vidas.

O futuro mais brilhante
é baseado num passado intensamente vivido.
Você só terá sucesso na vida
quando perdoar os erros
e as decepções do passado.

  


Página das despedidas e agradecimentos.

Disponível em:https://www.facebook.com/groups/431281450266363/?fref=ts


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Texto 1 QUESTÃO 1========================= Na primeira oração, a vírgula foi utilizada, porque há A) um vocativo. B) um aposto. C) um...