quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Atividade com textos de alunos.

Leia  o texto para responder às questões de 1 a 6.



 Texto 1
                      O Esqueitista da Rua


    Era um garoto de rua, cheio de problemas,  cheio de brigas , sem lugar pra ficar,  sem lugar pra morar , sem lugar fixo para sobreviver nesse mundão .
    Esse garoto, certo dia, de tanto andar sem rumo, encontrou um lugar especial , um lugar diferente dos outros,  um lugar muito frequentado por todas as classes , tanto média como baixa e alta .
    Eles andavam todos juntos sem problema algum, ele achou  interessante isso , sem nenhum preconceito,  todos unidos através de um carrinho com rodas , ele ficou  muito alegre de ver aqueles caras enfrentarem o medo em cima de um carrinho sem nenhum problema .
   Esse garoto  decidiu  entrar nesse meio também , só que ele não tinha condições para comprar um carrinho , então ele via a galera andando e pedia o Skate para dar  uma volta e pedia ajuda aos outros para ensinar a ele como andar e como se equilibrar em cima do Skate.
   De tanto esse garoto pedir ajuda pros amigos dele da pista de Skate, ele ganhou um carrinho  velho de um amigo,  mas dava pra ele andar , e o amigo dele falou:
  - Pega, mano,  o carrinho que minha vó pediu  para eu dar pra você ,
Ele respondeu:
- Valeu, mano, não sei nem como agradecer.
      Depois que ele ganhou o carrinho, começou  a andar direto  , mas teve um dia que ele teve muita sorte , um    cara , com boas condições e dono de uma Skateshop,  ficou muito impressionado com ele,  estava andando em pleno meio – dia, no sol quente, na pista,  sozinho na praça de perto da  casa dele .
       Quando ele viu  aquilo, ficou muito impressionado com aquela cena, chamou o garoto e perguntou  se ele já tinha almoçado e onde ele morava.
 Ele respondeu:
  - Eu não tenho casa, moro na rua.
  - E eu não almocei ainda.
     Depois de ouvir aquilo, ele ficou muito emocionado e decidiu levar o garoto para almoçar, chegando no restaurante,  ele perguntou onde o garoto dormia. Ele  falou que  dormia na praça ,  e não tinha lugar fixo para dormir , comer, tomar  banho , e também  não conseguia estudar, porque não tinha ninguém responsável por ele para matricular  ele .
     Esse dono dessa Skate shop decidiu  dar um lugar pra  esse menino morar. Hoje esse menino   estuda , tem lugar pra morar,  come nas horas certas,  tem roupa limpa e também é hoje Esqueitista profissional.
                        
                   Wellington Gutemberg – 6º E
1.    1. Esse texto é:

 A)  conto
 B)  notícia.
 C)  poema.
 D) anúncio classificado.

2. O personagem do texto era um garoto:

 A) que tinha muitos amigos.
 B) que enfrentava muitos problemas.
 C) que tinha uma família.
 D) que gostava de estudar.

3. O local especial que o garoto encontrou era frequentado por:
 
   A) crianças de rua.
   B) idosos.
   C) cientistas.
   D) todas as classes.

 4. A transformação na vida do personagem ocorreu  porque ele:

A) resolveu estudar.
B) conheceu os pais.
C) foi morar com a avó.
D) tornou-se um esqueitista.

5. O dono da  Skate shop ficou impressionado com o menino, pois:

A)  ele ganhou o carrinho.
B) estava andando em pleno meio – dia,  no sol quente, na pista,  sozinho na praça de perto da sua casa .
C) Esse garoto  decidiu  entrar nesse meio também , só que ele não tinha condições para comprar um carrinho.
D) Hoje esse menino   estuda , tem lugar pra morar, come nas horas...


6. O travessão foi utilizado para:

A) marcar o diálogo entre os personagens.
B) marcar o início do parágrafo.
C) fazer uma pergunta.
D) separar uma oração.


Leia o texto para responder à questão 7.

Texto 2



7. Esse texto apresenta informações sobre o gosto de

A) meninos
B) meninos e meninas
C) apenas meninos.
D) meninas.

Leia  o texto para responder às questões de 8 a 11.

    Entre travessuras e trabalho

          Eu nasci no interior de Beberibe, me  criei lá. Morei com minha vó. Minha infância não foi muito boa, minha mãe trabalhava muito e chegava muito tarde, nós já estávamos dormindo.
        Eu e meus irmãos  sofremos muito por falta de pai.  Meu pai morreu quando eu tinha três  anos.  Minha irmã nos criou  sozinha. Apesar disso, não foi uma infância ruim,  a gente se divertia muito, brincamos muito, nos danamos muito...
        Uma vez minha mãe jogou um ciscador no meu irmão, porque ele fugiu de casa. Até hoje ele tem a marca na perna ...
        Um dia fiz um pedido a minha mãe.
         -Mãe, me dá uma  boneca...
          Ela disse:
          - Filha, não tenho condição...
          No começo,  eu chorei muito, mas depois eu fui esquecendo... e fui brincar com minhas irmãs, Depois de um  mês,  minha mãe chegou tarde em casa, me acordou,  dizendo que tinha um presente para mim e para  meus irmãos. Eu fiquei muito feliz.
          Ela me pediu desculpas por não ter dado o brinquedo antes.
          Não tem problema, mãe.
            Hoje tenho 16 anos,  trabalho e estudo para ajudar minha mãe, ela está sem  trabalho, mas  eu  ajudo ela.  Sou muito grata a ela.
            Mãe, te amo!!!!!!!!!!!!!!!!!  
                                 Brenda   7º C

8. Esse trata da história de:

A) uma mãe.
B) um adolescente.
C) uma irmã.
D) uma adolescente.

9. A infância da autora foi marcada por:

A) alegrias e tristezas.
B) solidão.
C) inimizades.
D) muito trabalho.

10. A frase que indica a dificuldade financeira da família é:

A)  Eu e meus irmãos  sofremos muito por falta de pai.
B)  Meu pai morreu quando eu tinha três  anos. 
C)  Minha irmã nos criou  sozinha.
D) - Filha, não tenho condição...

11 . A mãe jogou um ciscador no filho, porque:

A) ele pediu um presente.
B) ele não gostava das irmãs.
C) ele fugiu de casa.
D) ele sentia falta  do pai.

12. O travessão na frase, “- Filha, não tenho condição...”  marca:

A) o início de parágrafo.
B) o diálogo entre os personagens.
C) o início de uma pergunta.
D) uma interjeição.

13. Na oração, “- Filha, não tenho condição...”, o termo grifado é:

A) substantivo.
B) interjeição.
C) verbo.
D) pronome.

14. O termo grifado na oração dá ideia de:  Hoje tenho 16 anos,  trabalho e estudo para ajudar minha mãe, é:

A) tempo.
B) lugar.
C) causa.
D)  condição.

15.  O pronome da oração, “ela está sem trabalho”, é:

A) pessoal.
B) possessivo.
C) indefinido.
D) interrogativo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Texto 1 QUESTÃO 1========================= Na primeira oração, a vírgula foi utilizada, porque há A) um vocativo. B) um aposto. C) um...