A atividade de
leitura e escrita ainda apresenta certas resistências, por parte de alguns
alunos, mas iniciamos um projeto intitulado: de crônica em crônica, no
qual fomos trilhando, a cada aula de leitura e produção, um caminho
que cronistas percorrem, olhando o mundo como se nunca tivéssemos visto,
refletindo sobre os acontecimentos "banais", sem pressa, mas com
muito sabor, tristeza, alegria e reflexão. Iniciamos nosso passeio através da
crônica: O nascimento da crônica, de Machado de Assis, passamos por
algumas canções, crônicas mais atuais como A casa das ilusões perdidas, recado
ao senhor 903 etc. No último texto, há uma frase: ...
Mas que me seja permitido sonhar com outra vida e outro mundo[...], pedimos aos alunos que produzissem os textos, utilizando-a, abrindo uma proposta de mudança para um mundo melhor. Vejamos o resultado desse trabalho...
Mundo Egoísta
Cresce
Francisco
Leonardo Pereira de Araújo.
2º ano J
Amanheceu
o dia.
-João,
coloca o lixo para fora meu filho, hoje é sexta, o carro do lixo só irá passar
sábado.
-Ah!
Já vai mãe! Mas que seja permitido sonhar com outra vida e outro mundo, em que
o lixeiro venha em casa, e busque este lixo nojento!
-Pronto,
lixo na lata!
-Oi,
João como vai?
-Miguel,
que baike maneira! aonde conseguiu?
-Meu
pai me deu hoje cedo.
-Mas
que seja permitido sonhar com outra vida e outro mundo, em que meus pais me
presenteiam:
Ta
ta ta ta! Hum hum...
-João,
você aceita Juliana em casamento?
-Padre,
mas que seja permitido sonhar com outra vida, e outro mundo em que Juliana esteja
do meu lado!
-O
que foi isso Roberto? De novo outra TV que você queima, sua mãe pode lhe
proteger de tudo, mas desta vez você sofrerá!
-não,
João! Ele é só um menino!
-Mas
que seja permitido sonhar com outra vida e outro mundo, em que um filho não
destrua TVS.
-João,
é dia de visitar o doutor pra ver seu exame clinico.
-Tô
indo!
-Senhor
João, o seu exame está pronto aqui, me deixa olhar qual o seu estado.
-Não!
-Fala
doutor.
-Nossa!
Esta identificando um caso raro de câncer na laringe!
-Meu
Deus, vou morrer! Gastarei o último centavo que desviei da empresa. Não
perderei tempo, vou curti a vida.
João corre pelas escadas, entra no carro em
alta velocidade sai.
BAAA!
-O
que foi isso Fernando?
-Oia!
Foi seu João, doutor, ele não percebeu que um caminhão em sua direção.
-Mas
que seja permitido sonhar com outra vida e outro mundo em que um cliente pague
pela consulta!
-Que
seja permitido, doutor, sonhar com outra vida melhor, sem ser zelador, outro
mundo em que eu não tenha que limpar todo este lixo.
Há
Há ô ô ô.
Juliana
sinto muito, querida, meus pêsames.
-Ah!
Mas que seja permitido sonhar com outra vida e o outro mundo onde meu marido me
deixe um seguro de vida igual a este.
Hum.
Comentários.
Mas
que seja permitido sonhar com outra vida e outro mundo onde não haja gente egoísta.
1.Explique o título do texto.
2. Como o narrador constrói a ideia de egoísmo ao longo do texto?
3. Você concorda que o mundo egoísta cresce? Por quê?
4. O que motiva o desenvolvimento do egoísmo?
5. Como a família contribui para ampliar o egoísmo nos filhos?
6. Ao repetir "mas que seja permitido sonhar com ...", que sensação o narrador nos passa?
1.Explique o título do texto.
2. Como o narrador constrói a ideia de egoísmo ao longo do texto?
3. Você concorda que o mundo egoísta cresce? Por quê?
4. O que motiva o desenvolvimento do egoísmo?
5. Como a família contribui para ampliar o egoísmo nos filhos?
6. Ao repetir "mas que seja permitido sonhar com ...", que sensação o narrador nos passa?
Se permitindo amar
Autora: Josiana dos
Santos Coutinho
Em um dia como outro qualquer, me
peguei pensando naquele sonho que sempre tive vontade de realizar, mas para mim seria quase impossível
realizá-lo; pois não existiam mais esperanças. Andava meio triste, pra baixo,e quando menos esperava me apareceu
uma pessoa muito bonita, mas eu não a conhecia e me perguntou por que eu estava
tão triste e a respondi que não era nada demais, mas ela insistiu até eu dizer
o que estava me atormentando, com muita atenção, ela me escutou e no fim, ela falou que sonhos são para serem cumpridos
como se fossem promessas ou dívidas e que eu precisava lutar por aquilo que me
mantinha alegre e viva.
Eu fiquei calada e ao mesmo tempo confusa, pois eu não a conhecia nem
ela a mim, mas essa pessoa que me ajudou eu não sei o nome dela, sei
apenas que ela me ajudou a sair daquela
situação ruim e eu iria guardá-la sempre dentro de mim.
Alguns anos depois, me deparei com aquela pessoa que um dia me ajudou a
levantar e continuar lutando, ela estava sentada em um banco na praça, sozinha
e com a sua cabeça baixa. Quando me aproximei dela, reparei que ela estava
chorando,perguntei o que estava acontecendo com ela, ela me respondeu que havia acontecido algo
horrível com ela, então me disse que o seu companheiro havia falecido há um dia
atrás e ela não sabia o que fazer.
Eu fiquei muito chocada com o que estava acontecendo, ofereci-lhe minha ajuda,
ela me respondeu que eu não precisava ser tão gentil com ela, pois eu não a
conhecia, mas eu, simplesmente, falei:
- Você pode não se lembra de mim, mas
eu me lembro de você muito bem,pois há alguns anos atrás me ajudou,e agora e a
minha vez de ajudá-la a reconstruir os seus planos, pois lembre-se do que agora
vou lhe falar''mas que nos seja permitido sonhar,com outra vida e outro mundo
em que as pessoas tenham um bom coração e possam ajudar umas às outros”.
1. Responda:
A. Como a narradora se sente?
B. Quem mudou os sentimentos dela?
C. Segundo a outra pessoa, como os sonhos devem ser tratados?
D. Como a narradora pôde retribuir a ajuda da desconhecida?
E. Qual conselho a narradora deu a outra pessoa?
2. A narradora conta-nos que havia passado por momentos difíceis e estava sofrendo, mas não detalha esses momentos. Levante hipóteses sobre o problema que a estava afetando.
3. Que mensagem esse texto trouxe para você? justifique sua resposta.
4. O texto é escrito em 1ª ou 3ª pessoa do singular? justifique sua resposta com uma passagem do texto.
5. Ao longo do texto, não sabemos os nomes das duas personagens. Por que a autora optou por esse recurso?
6. Resuma o texto.
A. Como a narradora se sente?
B. Quem mudou os sentimentos dela?
C. Segundo a outra pessoa, como os sonhos devem ser tratados?
D. Como a narradora pôde retribuir a ajuda da desconhecida?
E. Qual conselho a narradora deu a outra pessoa?
2. A narradora conta-nos que havia passado por momentos difíceis e estava sofrendo, mas não detalha esses momentos. Levante hipóteses sobre o problema que a estava afetando.
3. Que mensagem esse texto trouxe para você? justifique sua resposta.
4. O texto é escrito em 1ª ou 3ª pessoa do singular? justifique sua resposta com uma passagem do texto.
5. Ao longo do texto, não sabemos os nomes das duas personagens. Por que a autora optou por esse recurso?
6. Resuma o texto.
o texto trata de que as vezes apareçem pessoas em nossas vidas que nos ajudam como se fossemos amigos de infância.
ResponderExcluirfala de uma pessoa que se permite amar.
segunda pessoa
estava em um lugar onde se podia pensar sobre a vida
de que ainda existem pessoas que lhe ajudam mesmo sem conhecer a pessoa.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns aos autores dos textos! Nunca parem de escrever, pois o talento já existe, só falta exercitar, praticar para adquirir o aprimoramento. Bela iniciativa da professora Eliene!
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