Leia o texto para responder às
questões de 1 a 7.
Velhas lembranças
Ele estava sujo em uma esquina, sentado, cabisbaixa, mas
passou um carro de som “Ah se já perdemos a noção das horas...”, ele
ergueu a cabeça, com um lindo sorriso estampado
no rosto... Entrou em um estágio de transe, levantou-se lentamente como um
gato que almeja atacar um pássaro e segue nesse ritmo calçada a fora. Braços
estendidos, olhos voltados para cima como criança que brinca de caminhar com as
nuvens e se foi...
O sinal abriu, dei partida no
carro, mas o engarrafamento me ajudou a curtir aquele momento de êxtase dele.
Quando a música terminou, ele recostou-se na parede e escorregou por ela. Parei
e o olhei nos olhos, duas lágrimas caiam-lhe sobre um rosto sofrido e amargo.
Baixou a cabeça e começou a riscar no chão com o dedo.
Novamente dei partida, mas minha mente ficou para trás
a pensar que amor ou destino teria levado aquele homem àquele estado de
sofrimento e dor, apenas aplacado ou despertado pela música.
Diante dessa imagem, senti um velho perfume que vez
ou outra invade meu mundo... Só aí compreendi que lembranças são como
fogo sempre há uma brasa escondida nas cinzas.
Valene
QUESTÃO
1
Esse texto é uma crônica:
A) narrativa.
B) descritiva.
C) metafísica.
D) argumentativa.
QUESTÃO
2
A figura semântica que aparece no primeiro parágrafo é:
A figura semântica que aparece no primeiro parágrafo é:
A)
metáfora.
B)
comparação.
C)
catacrese.
D)
eufemismo.
QUESTÃO
3
A mudança de atitude do personagem deveu-se:
A) ao
trânsito engarrafado.
B) ao
sinal abrir.
C) à
música tocar.
D) ao
velho perfume.
QUESTÃO
4
Infere-se pela leitura do texto que
A) o
personagem era insensível.
B) o
personagem era invisível.
C) o
personagem era rico.
D) o
personagem era sensível.
QUESTÃO
5
O espetáculo do personagem em transe
levou
o narrador a
A)
lembrar-se de um perfume.
B)
parar no trânsito para vê-lo.
C) sentir-se
ameaçado.
D)
ignorar a cena.
QUESTÃO
6
Na oração abaixo, o velho perfume representa
uma metonímia. Essa metonímia caracteriza
A) o
autor pela obra.
B) a
parte pelo todo.
C) o
continente pelo conteúdo.
D) a
marca pelo produto.
QUESTÃO
7
No período abaixo, o conectivo MAS estabelece
relação de
“O sinal abriu, dei partida no carro, mas o engarrafamento me ajudou a curtir
aquele momento de êxtase dele.”
A) explicação.
B) conclusão.
C) oposição.
D) adição.
QUESTÃO
8
A figura semântica presente nesse texto é
https://www.google.com.br/search?q=tirinha+me+de+comida&espv=2&biw=1304&bih=702&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwiO5brHp6TQAhUDjZAKHXucCzAQsAQIGg#imgrc=3aHpBYm7tqAKvM%3A
A) eufemismo.
B) antítese.
C) metáfora.
D) hipérbole.
QUESTÃO 9
A figura semântica presente nesse texto é
https://www.google.com.br/search?q=bandeirante+outdoor+sobre+bebida+e+direção&espv=2&biw=1304&bih=653&tbm=isch&imgil=ba0BPwDwYt0PvM%253A%253B0JWKU0YRTGVRsM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fwp.clicrbs.com.br%25252Fsemcensura%25252F2010%25252
A) eufemismo.
B) antítese.
C) metáfora.
D) hipérbole.
QUESTÃO
10
A finalidade desse
texto é
A) divertir.
B) persuadir.
C) informar.
D) analisar.
QUESTÃO
11
“Iracema, a virgem
dos lábios de mel”. Nesse trecho, temos
A) eufemismo.
B) antítese.
C) metonímia.
D) metáfora.
QUESTÃO
12
O autor da obra
Iracema é
A) José de Alencar.
B) José Lins do rego.
C) Josué de castro.
D) José de Abreu.
QUESTÃO 13
No encontro
inicial de Iracema e Martim,
A) ela deu-lhe uma bebida.
B) atirou uma flecha.
C) armou-lhe uma rede alva.
D) apresentou – o ao chefe da tribo.
QUESTÃO
14
Iracema guardava o
segredo da jurema, por isso, o guerreiro que a desposasse
A) assumiria a tribo.
B) quebraria a flecha da paz.
C) morreria imediatamente.
D) seria entregue a tribo rival.
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