segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Facebook em sala de aula.

Desenvolvo atividades com alguns textos do Facebook. Esse trabalho é importante, pois aproxima os estudantes um pouco mais da sala de aula sem deixar de lado o que eles gostam. Essa atividade possibilita uma leitura multimodal, pois esse recurso midiático trabalha com a imagem e a palavra, associando-as ou não. Outro fator importante é o uso de recursos expressivos como ambiguidade, pontuação, grafia das palavras etc. 
                         Texto 1

Texto publicado no Facebook em: 01/08/2014 
1. Quais problemas sociais são abordados nesse texto?
2. Caso você ouvisse alguém ler esse texto, você perceberia as alterações presentes nele? Por quê?
3. As alterações presentes nesse texto são, predominantemente, de origem ortográfica, morfológica ou sintática?
4. Selecione as palavras de acordo com a alteração:
a. acentuação-
b. pontuação-
c. concordância nominal-
d. grafia das palavras -
5. Reescreva o texto para adequá-lo à norma culta.
6. Você considera que o produtor desse texto cometeu erros ou queria chamar atenção para os problemas que estava abordando? Justifique sua resposta. 

                       Texto 2

7. Que crítica esse texto pretende transmitir?
8. Qual o público alvo dessa crítica?
9. Que regra gramatical foi utilizada para estabelecer a crítica no texto?
10. Desenvolva um artigo de opinião sobre o uso excessivo que muitas meninas fazem do corpo, deixando de lado a capacidade de pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Texto 1 QUESTÃO 1========================= Na primeira oração, a vírgula foi utilizada, porque há A) um vocativo. B) um aposto. C) um...