domingo, 9 de setembro de 2012

Redação

Prezados/as estudantes

Como afirmou Drummond: Tinha uma pedra no meio do caminho/ no meio do caminho tinha uma pedra...Afirmo: Tem o REDAÇÃO DO ENEM no meio do caminho/ no meio do caminho tem a REDAÇÃO do ENEM.
Diante disso, a escrita e a leitura são fundamentais nesse processo. Além dos temas apresentados nesse blog
a uol também apresenta um banco de redações o qual pode ser bastante útil a você, pois lá eles postam redações corrigidas e dicas de correção.http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/

De olho na atualidade

Prezado/a estudante, 
A aproximação do ENEM requer de você uma disciplina de estudos. On line há muito material disponível para que você estude. Esse material tratada de temas da atualidade. Caso consiga uma rotina de estudo, além de ficar atualizado, vai estar se preparando para as questões objetivas e redação. Visitei o site da UOL e retirei alguns temas que considero fundamentais para você ler. Nessa tarefa, leia os artigos, em seguida, procure elaborar uma tese, dois argumentos e uma proposta de intervenção. Esse processo otimizará seu tempo de estudo e ajudará a escrever com confiança. Veja esses temas no 
site: www.educação.uol.com.br/disciplinas/atualidades.

1. Eleições 2012: voto antecede a democracia no país;
2.Lei da ficha limpa: STF decide que só vale a partir de 2012;
3.Ficha limpa: lei já vale para eleições de 2012;
4. Julgamento do mensalão: Escândalo político marcou o governo Lula;
5.Nudez e protestos: seios nus viram arma política;
6. Tumulto em Londres: : Entre a violência juvenil e a revolta social; 
7.Massacre no colorado: O debate sobre o controle de armas;
8. União gay: supremo reconhece direitos de casais do mesmo sexo;
9. Dia internacional da mulher: um século de lutas pela emancipação feminina;
10. Crimes virtuais: Hackers promovem onda de ataques no Brasil;
11.Demografia: Os desafios de um planeta com 7 bilhões de pessoa;
12.Aborto: vida e morte em debate no tribunal;
13. Tabaco: o holocausto do silêncio;
14.Alan Turing 100 anos: o homem por trás da máquina; 
15. Jogos olímpicos 2012/2016:O valor da medalha;
16. Meio ambiente: Rio fecha maior lixão da América Latina;
17.Meio ambiente: Por uma vida menos plástica?
18. Meio ambiente: entenda a polêmica, envolvendo o novo código florestal;
19. Pré-sal: Vazamento no Rio revela despreparo de autoridades;
20. Crise de alimentos: Entenda os desafios para alimentar a população mundial.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

O preço do voto




PROPOSTA DE REDAÇÃO

Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema A importância do voto para a construção da cidadania, apresentando experiência ou proposta de ação social, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
 




O Analfabeto político
O pior analfabeto
É o analfabeto político,
Ele não ouve, não fala,
nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida,
o preço do feijão, do peixe, da farinha,
do aluguel, do sapato e do remédio
dependem das decisões políticas.
O analfabeto político
é tão burro que se orgulha
e estufa o peito dizendo
que odeia a política.
Não sabe o imbecil que,
da sua ignorância política
nasce a prostituta, o menor abandonado,
e o pior de todos os bandidos,
que é o político vigarista,
pilantra, corrupto e o lacaio
das empresas nacionais e multinacionais
.
Berthold Brecht
A importância do voto

Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania,possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem direta-mente em nossas vidas. Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida. Sem contar que são os políticos os gerenciadores dos impostos que nós pagamos. Desta forma, precisamos dar mais valor a política e acompanharmos com atenção e critério tudo que ocorre em nossa cidade, estado e país.O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Devemos votar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade.

Como votar conscientemente

Em primeiro lugar temos que aceitar a idéia de que os políticos não são todos iguais. Existem políticos corruptos e incompetentes, porém muitos são dedicados e procuram fazer um bom trabalho no cargo que exercem. Mas como identificar um bom político?
É importante acompanhar os noticiários, com atenção e critério, para saber o que nosso representante anda fazendo. Pode-se ligar ou enviar e-mails perguntando ou sugerindo idéias para o seu representante. Caso verifiquemos que aquele político ou governante fez um bom trabalho e não se envolveu em coisas erradas, vale a pena repetir o voto. A cobrança também é um direito que o eleitor tem dentro de um sistema democrático.
INSTRUÇÕES:
 Seu texto tem de ser escrito à tinta, na folha própria.
 Desenvolva seu texto em prosa: não redija narração, nem poema.
 O texto com até 7 (sete) linhas escritas será considerado texto em branco.
 O texto deve ter, no máximo, 30 linhas.
 O Rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.

sábado, 1 de setembro de 2012

Proposta 1- Educação e transformação sócio-econômicas

Prezado/a estudante, a proposta de redação do ENEM trata de um tema da atualidade. Postaremos algumas propostas de redação para ajudá-lo/la a escrever e preparar-se para a prova.
Texto:1


Texto 2


A presidenta Dilma Rousseff sancionou nesta quarta-feira 29 a lei que regulamenta o sistema de cotas raciais e sociais nas universidades públicas federais em todo o país. De acordo com a lei, 50% de todas as vagas dessas instituições serão preenchidas com base nas cotas. Dilma vetou apenas um artigo do projeto aprovado pelo Senado no início de agosto, com o intuito de manter o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como principal critério de seleção.
A reserva das vagas será dividida meio a meio. Metade das cotas, ou 25% do total de vagas, será destinada aos estudantes negros, pardos ou indígenas de acordo com a proporção dessas populações em cada Estado, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Assim, os critérios da chamada “cota racial” vão variar de uma universidade para a outra. Os outros 25% das cotas serão destinados aos estudantes que tenham feito todo o segundo grau em escolas públicas e cujas famílias tenham renda per capita até um salário mínimo e meio.
Texto 3
Polêmica
A aprovação do projeto no Senado provocou polêmica, como costuma ocorrer no debate deste assunto. Para os defensores da proposta, a nova lei é uma ferramenta para fazer justiça social no Brasil. No Senado, um único senador foi contra a lei. Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) votou contra o texto alegando que ele “impõe camisa de força” às universidades federais e fere sua autonomia de gestão. Para o senador, para que o ensino superior seja de qualidade, é preciso adotar um critério de proficiência, ou seja, que os alunos que ingressem na instituição tenham notas altas.

Acesso: 02/09/2012
Com base nas ideias presentes nos textos acima, redija um texto dissertação-argumentativo sobre o tema: A educação e as transformações sócio-econômicas no Brasil


Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suas propostas, sem ferir os direitos humanos.
Observações:
• Seu texto deve ser escrito na modalidade padrão da língua portuguesa.
• O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração.
• O texto deve ter, no mínimo, 15 (quinze) linhas escritas.
• A redação deve ser desenvolvida na folha própria e apresentada a tinta.


Redação- ENEM

         A redação exigida pelo ENEM é um texto dissertativo-argumentativo,ou seja,  um texto opinativo que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. Nele, a opinião é fundamentada com explicações e argumentos, para formar a opinião do leitor ou ouvinte, tentando convencê-lo de que a ideia defendida está correta. É preciso, portanto, expor e explicar ideias. Daí a sua dupla natureza: é argumentativo porque defende uma tese, uma opinião, e é dissertativo porque se utiliza de explicações para justificá-la.
         A estrutura dessa produção  deve ser apresentada em três partes: tese, argumentos e proposta de intervenção para solucionar o amenizar o problema discutido ao longo do texto. O mínimo de parágrafos aceitáveis são quatro: tese- primeiro parágrafo, os dois seguintes argumentos e o último a proposta de intervenção ou conclusão. O texto é corrigido a partir de cinco competências:

1. Demonstrar domínio da norma padrão  da língua escrita:
ü  ausência de marcas de oralidade e de registro informal;
ü  precisão vocabular;
ü  obediência às regras gramaticais de concordância nominal e verbal;
ü  regência nominal e verbal;
ü  pontuação;
ü  flexão de nomes e verbos;
ü  colocação de pronomes átonos;
ü  grafia das palavras;
ü  acentuação gráfica;
ü  emprego de letras maiúsculas e minúsculas;
ü  divisão silábica na mudança de linha (translineação).

2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo:

ü  não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa será apenada com a nota 0 (zero) na redação, mesmo que a redação atenda às exigências dos outros critérios de correção. Você não  pode, portanto, elaborar um poema ou reduzir o seu texto à  narração de uma história;
ü  No processo argumentativo, você poderá dar exemplos de acontecimentos que justifiquem a tese, mas o texto não pode se  reduzir a uma narração, por esta não apresentar a estrutura de organização textual solicitada;
ü  examine, com atenção, a introdução e a conclusão para ver se há coerência entre o início e o fim;
ü  utilize informações de várias áreas do conhecimento, demonstrando que você está atualizado em relação ao que acontece no mundo;
ü  evite recorrer a reflexões previsíveis, que demonstram pouca originalidade mantenha-se dentro dos limites do tema proposto, tomando cuidado para não se afastar do seu foco. Esse é um dos principais problemas identificados nas  redações. Nesse caso, duas situações podem ocorrer: fuga total ao tema ou fuga parcial ao tema.

     3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar  informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista:

ü  relação lógica entre as partes do texto, criando unidade de sentido;
ü  precisão vocabular;
ü  progressão temática adequada ao desenvolvimento do tema, revelando que a redação foi planejada e que as ideias desenvolvidas são pouco a pouco apresentadas, em uma ordem lógica; e adequação entre o conteúdo do texto e o mundo real.
ü  apresentação clara da tese e seleção dos argumentos que a sustentam;
ü  encadeamento lógico das ideias, de modo que cada parágrafo apresente informações novas, coerentes com o que foi apresentado anteriormente, sem repetições ou saltos temáticos;
ü  congruência entre as informações do texto e do mundo real; 
ü  precisão vocabular.

     4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à  construção da argumentação:

ü  encadeamento textual – A organização textual exige que as frases estabeleçam  entre si uma relação que garanta a sequenciação lógica do texto e a interdependência entre as ideias;
ü  as referências a pessoas, coisas, lugares, fatos são introduzidas e, depois,retomadas, à medida que o texto vai progredindo;
ü  esse processo pode ser expresso por pronomes, advérbios, artigos ou vocábulos de base lexical, estabelecendo relações de sinonímia, antonímia, hiponímia, hiperonímia, uso de expressões resumitivas, expressões metafóricas ou  expressões metadiscursivas.

    5.Elaborar proposta de intervenção para  o problema abordado, respeitando os direitos humanos:

ü  a proposta de intervenção precisa ser detalhada de modo a
ü  permitir ao leitor o julgamento sobre sua exequibilidade;
ü  deve conter, portanto, a exposição da proposta e o detalhamento dos meios para realizá-la;
ü  sua proposta deve refletir seus conhecimentos de mundo, e sua coerência será um dos aspectos decisivos no processo de avaliação. Além disso, é necessário que ela respeite os direitos humanos, ou seja, não rompa com valores como cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade cultural.

        Tabela de notas para cada competência: 0, 40, 80, 120,  
       160 e  200 pontos. 
       Fonte de pesquisa: guia Enem 2012.








Texto 1 QUESTÃO 1========================= Na primeira oração, a vírgula foi utilizada, porque há A) um vocativo. B) um aposto. C) um...