sábado, 1 de setembro de 2012

Proposta 1- Educação e transformação sócio-econômicas

Prezado/a estudante, a proposta de redação do ENEM trata de um tema da atualidade. Postaremos algumas propostas de redação para ajudá-lo/la a escrever e preparar-se para a prova.
Texto:1


Texto 2


A presidenta Dilma Rousseff sancionou nesta quarta-feira 29 a lei que regulamenta o sistema de cotas raciais e sociais nas universidades públicas federais em todo o país. De acordo com a lei, 50% de todas as vagas dessas instituições serão preenchidas com base nas cotas. Dilma vetou apenas um artigo do projeto aprovado pelo Senado no início de agosto, com o intuito de manter o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como principal critério de seleção.
A reserva das vagas será dividida meio a meio. Metade das cotas, ou 25% do total de vagas, será destinada aos estudantes negros, pardos ou indígenas de acordo com a proporção dessas populações em cada Estado, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Assim, os critérios da chamada “cota racial” vão variar de uma universidade para a outra. Os outros 25% das cotas serão destinados aos estudantes que tenham feito todo o segundo grau em escolas públicas e cujas famílias tenham renda per capita até um salário mínimo e meio.
Texto 3
Polêmica
A aprovação do projeto no Senado provocou polêmica, como costuma ocorrer no debate deste assunto. Para os defensores da proposta, a nova lei é uma ferramenta para fazer justiça social no Brasil. No Senado, um único senador foi contra a lei. Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) votou contra o texto alegando que ele “impõe camisa de força” às universidades federais e fere sua autonomia de gestão. Para o senador, para que o ensino superior seja de qualidade, é preciso adotar um critério de proficiência, ou seja, que os alunos que ingressem na instituição tenham notas altas.

Acesso: 02/09/2012
Com base nas ideias presentes nos textos acima, redija um texto dissertação-argumentativo sobre o tema: A educação e as transformações sócio-econômicas no Brasil


Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suas propostas, sem ferir os direitos humanos.
Observações:
• Seu texto deve ser escrito na modalidade padrão da língua portuguesa.
• O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração.
• O texto deve ter, no mínimo, 15 (quinze) linhas escritas.
• A redação deve ser desenvolvida na folha própria e apresentada a tinta.


Um comentário:

  1. Os textos relatam sobre obaixo nivel de estudos dos brasileiros.
    Para uma pessoa ter uma vida bem sucedida ,ela deve deixar de lado a "curtição" e bom mais e passageiro porque o que fica mesmo e o saber para toda a vida , pra tudo na vida há o seu tempo de namorar, de ir às festas e etc.
    A solução pra esse caso e investir mais na educação dos jovens, que são o principal alvo da criminalidade, para o futuro a frente conquistar um trabalhor digno do seu esforço.

    ResponderExcluir

Texto 1 QUESTÃO 1========================= Na primeira oração, a vírgula foi utilizada, porque há A) um vocativo. B) um aposto. C) um...