Galerinha do 3º ano, a
fase de avaliações externas está acabando mais um pouquinho de força... Vamos
fazer o SPAECE, depois a prova da UECE. Para o SPAECE, a prova de redação é um
texto dissertativo- argumentativo, mesmo estilo do ENEM. A prova
de redação da UECE, a cada semestre sugere um gênero textual diferente.
As últimas propostas sugeriram: carta, mensagem, notícia e artigo de opinião.
Veja
as propostas parciais:
Vestibular 2010.2
Sugestão 1. Assumindo
o papel de repórter de um jornal, escreva uma notícia sobre um fato que poderia ocorrer nesse mundo imaginado por
Lennon.
Sugestão 2. Como
leitor de jornais, revistas e blogs, você tem contato diário com informações
como as que são veiculadas nos trechos a seguir.
Aproveitando as informações lidas
acima e/ou outras informações, escreva
uma mensagem dirigida a John Lennon. Discuta, apresentando argumentos
convincentes, a possibilidade ou a impossibilidade de realização do sonho que
ele expressa na música Imagine.
2011.1
Segundo
Rui Tavares, ―Há qualquer coisa no ideal universitário que o torna difícil de
explicar, apesar de ser tão simples. O ideal universitário é as ideias. Ideias
sobre como são as coisas, sobre como funcionam, sobre como deveriam funcionar,
ideias sobre ideias‖.
Nessa
perspectiva de que a universidade é um dos espaços onde se discutem as grandes
questões que influenciam a vida dos cidadãos, você, como aspirante a uma vaga
na UECE, deve dar sua contribuição para o debate de problemas que preocupam a
sociedade atual. Esse é um dos requisitos para seu ingresso nesta universidade
no vestibular de 2011.2. Escolha um dos temas apresentados abaixo e, a partir
das ideias sugeridas pelos textos de apoio, posicione-se criticamente.
Escreva
um artigo de opinião, apresentando
argumentos capazes de dar sustentação à tese que você escolheu para defender. Temas
apresentados:
1.
Energia núclear: vantagens e riscos;
2. O bullying e seus efeitos para a sociedade.
2012.1
Prezado
candidato,
O
texto a seguir é um fragmento da fala do escritor moçambicano Mia Couto, na
edição de 2011 das Conferências do Estoril, cujo título foi “Desafios globais,
respostas locais”. Convidado pela organização do evento a discursar sobre
segurança, o escritor, desconstruindo esse tema, fala, na verdade, sobre medo.
Nesta
prova de redação, sua tarefa é interagir com Mia Couto. Tomando por base uma ou
mais questões discutida(s) no texto, escreva
uma carta dirigida ao autor, expressando sua concordância ou discordância e
apresentando argumentos que deem sustentação ao seu ponto de vista.
2012.2.
A
partir dos subsídios oferecidos pelos textos 1, 2 e 3, que tratam,
respectivamente, do conceito de leitura, do aumento do número de leitores
(inclusive no Nordeste) e da abordagem da literatura na escola, escolha uma das
duas instruções a seguir para elaborar sua redação.
1.
Discuta, por meio de um artigo de
opinião, a contribuição da família, da escola, do governo e de instituições
não governamentais para o desenvolvimento de leitores proficientes que
encontrem na leitura uma fonte de prazer. Apresente fatos e argumentos que
possam sustentar seu ponto de vista.
2.
Narre um fato ocorrido com alguém
que desde tenra idade tenha desenvolvido o hábito de ler, tornando-se um leitor
assíduo.
Ver propostas integrais
no site: http://www.uece.br/cev/index.php/vestibular-20131
Nenhum comentário:
Postar um comentário