Textos
para as questões de 1 a 5.
Texto I
“Mulher, Irmã, escuta-me: não ames,
Quando a teus pés um homem terno e curvo
jurar amor; chorar pranto de sangue,
Não creias, não, mulher: ele te engana!
as lágrimas são gotas de mentira
E o juramento manto da perfídia”.
Joaquim Manoel de Macedo
Texto II
“Teresa, se algum sujeito bancar o
sentimental em cima de você
E te jurar uma paixão do tamanho de um
bonde
Se ele chorar
Se ele ajoelhar
Se ele se rasgar todo
Não acredite não Teresa
É lágrima de cinema
É tapeação
Mentira
CAI FORA
Manuel Bandeira
QUESTÃO 1 - (Enem) Os autores, ao fazerem alusão às imagens da lágrima, sugerem que:
“Mulher, Irmã, escuta-me: não ames,
Quando a teus pés um homem terno e curvo
jurar amor; chorar pranto de sangue,
Não creias, não, mulher: ele te engana!
as lágrimas são gotas de mentira
E o juramento manto da perfídia”.
Joaquim Manoel de Macedo
Texto II
“Teresa, se algum sujeito bancar o
sentimental em cima de você
E te jurar uma paixão do tamanho de um
bonde
Se ele chorar
Se ele ajoelhar
Se ele se rasgar todo
Não acredite não Teresa
É lágrima de cinema
É tapeação
Mentira
CAI FORA
Manuel Bandeira
QUESTÃO 1 - (Enem) Os autores, ao fazerem alusão às imagens da lágrima, sugerem que:
A) Há um tratamento idealizado da relação homem/mulher.
B) Há um tratamento realista da relação homem/mulher.
C) A relação familiar é idealizada.
D) A mulher é superior ao homem.
E) A mulher é igual ao homem.
QUESTÃO 2 - O recurso de
intertextualidade pelo qual foi escrito o segundo texto foi
A) paródia.
B) paráfrase.
C) epigrafe.
D) tradução.
E) alusão.
QUESTÃO 3 - As figuras de
linguagens predominantes nas passagens abaixo são respectivamente
“jurar
amor; chorar pranto de sangue,/ as lágrimas são gotas de mentira”
A)
hipérbole/ironia.
B)
ironia/metáfora.
C)
metáfora/ hipérbole.
D)
hipérbole/metáfora.
E)
metáfora/antítese.
QUESTÃO 4 - No segundo texto, os
conectivos SE estabelecem relação de
A) causa.
B) comparação.
C) concessão.
D) finalidade.
E) condição.
QUESTÃO 5 - Joaquim Manuel de
Macedo pertenceu ao movimento literário...,
publicando a obra...
A) Classicismo/ os
Lusíadas.
B)
Romantismo/Suspiros poéticos e saudades.
C) Barroco/ A canção do exílio.
D) Humanismo/ Noite
na taverna.
E) Romantismo/ A
Moreninha.
QUESTÃO 6 - (ENEM) No ano passado, o governo promoveu uma
campanha a fim de reduzir os índices de violência.
Noticiando o fato, um jornal publicou
a seguinte manchete: CAMPANHA CONTRA A VIOLÊNCIA DO GOVERNO DO ESTADO ENTRA EM
NOVA FASE A manchete tem um duplo sentido, e isso dificulta o entendimento.
Considerando o objetivo da notícia,
esse problema poderia ter sido evitado com a seguinte redação
A) Campanha contra o governo do Estado
e a violência entram em nova fase.
B) A violência do governo do Estado
entra em nova fase de Campanha.
C) Campanha contra o governo do Estado
entra em nova fase de violência.
D) A violência da campanha do governo
do Estado entra em nova fase.
E) Campanha do governo do Estado
contra a violência entra em nova fase.
QUESTÃO 7 - (ENEM) A Propaganda pode ser definida como
divulgação intencional e constante de mensagens destinadas a um determinado
auditório visando criar uma imagem positiva ou negativa de determinados
fenômenos. A Propaganda está muitas vezes ligada à ideia de manipulação de
grandes massas por parte de pequenos grupos. Alguns princípios da Propaganda
são: o princípio da simplificação, da saturação, da deformação e da
parcialidade.
(Adaptado de Norberto Bobbio, et al.
Dicionário de Política)
Segundo o texto, muitas vezes a
propaganda
A) não permite que minorias imponham
ideias à maioria.
B) depende diretamente da qualidade do
produto que é vendido.
C) favorece o controle das massas
difundindo as contradições do produto.
D) está voltada especialmente para os
interesses de quem vende o produto.
E) convida o comprador à reflexão
sobre a natureza do que se propõe vender.
QUESTÃO 8 - (ENEM) Textos para as questões de 8 a 10.
O canto
do guerreiro
Aqui na floresta
Dos ventos batida,
Façanhas de bravos
Não geram escravos,
Que estimem a vida
Sem guerra e lidar.
— Ouvi-me, Guerreiros,
— Ouvi meu cantar.
Valente na guerra,
Quem há, como eu sou?
Quem vibra o tacape
Com mais valentia?
Quem golpes daria
Fatais, como eu dou?
— Guerreiros, ouvi-me;
— Quem há, como eu sou?
Gonçalves Dias.
Macunaíma
(Epílogo)
Acabou-se a história e morreu a
vitória. Não havia mais ninguém lá. Dera tangolomângolo na tribo Tapanhumas e
os filhos dela se acabaram de um em um. Não havia mais ninguém lá. Aqueles
lugares, aqueles campos, furos puxadouros arrastadouros meios-barrancos,
aqueles matos misteriosos, tudo era solidão do deserto... Um silêncio imenso
dormia à beira do rio Uraricoera. Nenhum conhecido sobre a terra não sabia nem
falar da tribo nem contar aqueles casos tão pançudos. Quem podia saber do
Herói?
Mário de
Andrade.
A leitura comparativa dos dois textos
acima indica que
A) ambos têm como tema a figura do indígena
brasileiro apresentada de forma realista e heroica, como símbolo máximo do
nacionalismo romântico.
B) a abordagem da temática adotada no
texto escrito em versos é discriminatória em relação aos povos indígenas do
Brasil.
C) as perguntas “— Quem há, como eu sou?” (1.o
texto) e “Quem podia saber do Herói?” (2.o texto) expressam diferentes visões
da realidade indígena brasileira.
D) o texto romântico, assim como o modernista,
aborda o extermínio dos povos indígenas como resultado do processo de
colonização no Brasil.
E) os versos em primeira pessoa
revelam que os indígenas podiam expressar-se poeticamente, mas foram
silenciados pela colonização, como demonstra a presença do narrador, no segundo
texto.
QUESTÃO 9 - O Romantismo
literário, na poesia, foi dividido em três fases. Essas fases tinham como
características centrais os temas que abordavam. O canto do guerreiro insere-se
A) na primeira fase,
pois aborda a valorização da natureza.
B) na primeira fase,
pois aborda o indianismo.
C) na segunda fase,
pois aborda o tédio.
D) na terceira fase, pois aborda o tema social da
escravidão.
E) na primeira fase,
pois aborda o mal do século/morte.
QUESTÃO 10 - Considerando-se a linguagem desses
dois textos, verifica-se que
A) a
função da linguagem centrada no receptor está ausente tanto no primeiro quanto
no segundo texto.
B) a linguagem utilizada no primeiro texto é
coloquial, enquanto, no segundo, predomina a linguagem formal.
C) há, em cada um dos textos, a utilização de
pelo menos uma palavra de origem indígena.
D) a função da linguagem, no primeiro
texto, centra-se na forma de organização da linguagem e, no segundo, no relato
de informações reais.
E) a função da linguagem centrada na primeira
pessoa, predominante no segundo texto, está ausente no primeiro.
QUESTÃO 11
(ENEM
-2008) Na obra Entrudo, de Jean-Baptiste Debret (1768-1848), apresentada acima
A) registram-se cenas da vida íntima
dos senhores de engenho e suas relações com os escravos.
B) identifica-se a presença de traços marcantes
do movimento artístico denominado Cubismo.
C) identificam-se, nas fisionomias, sentimentos
de angústia e inquietações que revelam as relações conflituosas entre senhores
e escravos.
D) observa-se a composição harmoniosa
e destacam-se as imagens que representam figuras humanas.
E) constata-se que o artista utilizava a
técnica do óleo sobre tela, com pinceladas breves e manchas, sem delinear as
figuras ou as fisionomias.
Textos para as questões de 12 a 15.
A TRISTEZA
Triste sou como o salgueiro
Solitário junto ao lago,
Que depois da tempestade
Mostra dos raios o estrago.
De dia e noite sozinho
Causa horror ao caminhante,
Que nem mesmo à sombra sua
Quer pousar um só instante.
Fatal lei da natureza
Secou minha alma e meu rosto;
Profundo abismo é meu peito
De amargura e de desgosto.
À ventura tão sonhada,
Com que outrora me iludia,
Adeus disse, o derradeiro,
Té seu nome me angustia.
Do mundo já nada espero,
Nem sei por que inda vivo!
Só a esperança da morte
Me
causa algum lenitivo.
Gonçalves de Magalhães
QUESTÃO 12 - Na primeira estrofe,
o eu lírico utiliza, como recurso expressivo, para caracterizar seu estado de
espírito,
A) metáfora
B) hipérbole.
C) eufemismo.
D) comparação.
E) antítese.
QUESTÃO 13 - A expressão algum
lenitivo, da última estrofe, sugere que o eu lírico
A) teme a ameaça iminente da morte.
B) sente-se incipiente ante a morte.
C) sente-se espavorido diante da morte.
D) aceita a morte como um bálsamo.
E) lamenta a ameaça da morte.
QUESTÃO 14 - A característica do Romantismo mais evidente neste
poema é
A) o espiritualismo.
B) o pessimismo.
C) a idealização da mulher
D) o confessionalismo.
E) a presença do sonho.
B) o pessimismo.
C) a idealização da mulher
D) o confessionalismo.
E) a presença do sonho.
QUESTÃO 15 - À ventura tão sonhada”, o termo em destaque na oração poderia ser
substituída sem alterar o sentido por:
A) ilusão
B) emoção
C) solidão.
D) felicidade.
E) desencanto.
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