domingo, 12 de junho de 2016

Romantismo - Avaliação do 2º ano.

Textos para as questões de 1 a 5.

Texto I
“Mulher, Irmã, escuta-me: não ames,
Quando a teus pés um homem terno e curvo
jurar amor; chorar pranto de sangue,
Não creias, não, mulher: ele te engana!
as lágrimas são gotas de mentira
E o juramento manto da perfídia”.
              Joaquim Manoel de Macedo
    
Texto II
“Teresa, se algum sujeito bancar o
sentimental em cima de você
E te jurar uma paixão do tamanho de um
bonde
Se ele chorar
Se ele ajoelhar
Se ele se rasgar todo
Não acredite não Teresa
É lágrima de cinema
É tapeação
Mentira
CAI FORA
             Manuel Bandeira
QUESTÃO 1 - (Enem) Os autores, ao fazerem alusão às imagens da lágrima, sugerem que: 

A) Há um tratamento idealizado da relação homem/mulher.
B) Há um tratamento realista da relação homem/mulher.
C) A relação familiar é idealizada.
D) A mulher é superior ao homem.
E) A mulher é igual ao homem.

QUESTÃO 2 -  O recurso de intertextualidade pelo qual foi escrito o segundo texto foi

A) paródia.
B) paráfrase.
C) epigrafe.
D) tradução.
E) alusão.

QUESTÃO 3 - As figuras de linguagens predominantes nas passagens abaixo são respectivamente

jurar amor; chorar pranto de sangue,/ as lágrimas são gotas de mentira”

A) hipérbole/ironia.
B) ironia/metáfora.
C) metáfora/ hipérbole.
D) hipérbole/metáfora.
E) metáfora/antítese.

QUESTÃO 4 -  No segundo texto, os conectivos SE estabelecem relação de

A) causa.
B) comparação.
C) concessão.
D) finalidade.
E) condição.

QUESTÃO 5 - Joaquim Manuel de Macedo pertenceu ao movimento literário...,  publicando a obra...

A) Classicismo/ os Lusíadas.
B) Romantismo/Suspiros poéticos e saudades.
C) Barroco/ A  canção do exílio.
D) Humanismo/ Noite na taverna.
E) Romantismo/ A Moreninha.

QUESTÃO 6 -  (ENEM) No ano passado, o governo promoveu uma campanha a fim de reduzir os índices de violência.
Noticiando o fato, um jornal publicou a seguinte manchete: CAMPANHA CONTRA A VIOLÊNCIA DO GOVERNO DO ESTADO ENTRA EM NOVA FASE A manchete tem um duplo sentido, e isso dificulta o entendimento.

Considerando o objetivo da notícia, esse problema poderia ter sido evitado com a seguinte redação

A) Campanha contra o governo do Estado e a violência entram em nova fase.
B) A violência do governo do Estado entra em nova fase de Campanha.
C) Campanha contra o governo do Estado entra em nova fase de violência.
D) A violência da campanha do governo do Estado entra em nova fase.
E) Campanha do governo do Estado contra a violência entra em nova fase.

QUESTÃO 7 - (ENEM)  A Propaganda pode ser definida como divulgação intencional e constante de mensagens destinadas a um determinado auditório visando criar uma imagem positiva ou negativa de determinados fenômenos. A Propaganda está muitas vezes ligada à ideia de manipulação de grandes massas por parte de pequenos grupos. Alguns princípios da Propaganda são: o princípio da simplificação, da saturação, da deformação e da parcialidade.
 (Adaptado de Norberto Bobbio, et al. Dicionário de Política)

Segundo o texto, muitas vezes a propaganda

A) não permite que minorias imponham ideias à maioria.
B) depende diretamente da qualidade do produto que é vendido.
C) favorece o controle das massas difundindo as contradições do produto.
D) está voltada especialmente para os interesses de quem vende o produto.
E) convida o comprador à reflexão sobre a natureza do que se propõe vender.

QUESTÃO 8 -  (ENEM)   Textos para as questões de 8 a 10.
O canto do guerreiro
 Aqui na floresta
 Dos ventos batida,
Façanhas de bravos
Não geram escravos,
Que estimem a vida
Sem guerra e lidar.
— Ouvi-me, Guerreiros,
 — Ouvi meu cantar.
Valente na guerra,
Quem há, como eu sou?
Quem vibra o tacape
 Com mais valentia?
Quem golpes daria
 Fatais, como eu dou?
— Guerreiros, ouvi-me;
 — Quem há, como eu sou?
Gonçalves Dias.

Macunaíma
(Epílogo)
Acabou-se a história e morreu a vitória. Não havia mais ninguém lá. Dera tangolomângolo na tribo Tapanhumas e os filhos dela se acabaram de um em um. Não havia mais ninguém lá. Aqueles lugares, aqueles campos, furos puxadouros arrastadouros meios-barrancos, aqueles matos misteriosos, tudo era solidão do deserto... Um silêncio imenso dormia à beira do rio Uraricoera. Nenhum conhecido sobre a terra não sabia nem falar da tribo nem contar aqueles casos tão pançudos. Quem podia saber do Herói?
Mário de Andrade.

A leitura comparativa dos dois textos acima indica que

 A) ambos têm como tema a figura do indígena brasileiro apresentada de forma realista e heroica, como símbolo máximo do nacionalismo romântico.
B) a abordagem da temática adotada no texto escrito em versos é discriminatória em relação aos povos indígenas do Brasil.
C)  as perguntas “— Quem há, como eu sou?” (1.o texto) e “Quem podia saber do Herói?” (2.o texto) expressam diferentes visões da realidade indígena brasileira.
D)  o texto romântico, assim como o modernista, aborda o extermínio dos povos indígenas como resultado do processo de colonização no Brasil.
E) os versos em primeira pessoa revelam que os indígenas podiam expressar-se poeticamente, mas foram silenciados pela colonização, como demonstra a presença do narrador, no segundo texto.

QUESTÃO 9 - O Romantismo literário, na poesia, foi dividido em três fases. Essas fases tinham como características centrais os temas que abordavam. O canto do guerreiro insere-se

A) na primeira fase, pois aborda a valorização da natureza.
B) na primeira fase, pois aborda o indianismo.
C) na segunda fase, pois aborda o tédio.
D) na terceira  fase, pois aborda o tema social da escravidão.
E) na primeira fase, pois aborda o mal do século/morte.

QUESTÃO 10  -   Considerando-se a linguagem desses dois textos, verifica-se que

 A)  a função da linguagem centrada no receptor está ausente tanto no primeiro quanto no segundo texto.
 B) a linguagem utilizada no primeiro texto é coloquial, enquanto, no segundo, predomina a linguagem formal.
 C) há, em cada um dos textos, a utilização de pelo menos uma palavra de origem indígena.
D) a função da linguagem, no primeiro texto, centra-se na forma de organização da linguagem e, no segundo, no relato de informações reais.
E)  a função da linguagem centrada na primeira pessoa, predominante no segundo texto, está ausente no primeiro.

QUESTÃO 11



(ENEM -2008) Na obra Entrudo, de Jean-Baptiste Debret (1768-1848), apresentada acima


A) registram-se cenas da vida íntima dos senhores de engenho e suas relações com os escravos.
B)  identifica-se a presença de traços marcantes do movimento artístico denominado Cubismo.
C)  identificam-se, nas fisionomias, sentimentos de angústia e inquietações que revelam as relações conflituosas entre senhores e escravos.
D) observa-se a composição harmoniosa e destacam-se as imagens que representam figuras humanas.
 E) constata-se que o artista utilizava a técnica do óleo sobre tela, com pinceladas breves e manchas, sem delinear as figuras ou as fisionomias.


Textos para as questões de 12 a 15.
A TRISTEZA

Triste sou como o salgueiro
Solitário junto ao lago,
Que depois da tempestade
Mostra dos raios o estrago.

De dia e noite sozinho
Causa horror ao caminhante,
Que nem mesmo à sombra sua
Quer pousar um só instante.

Fatal lei da natureza
Secou minha alma e meu rosto;
Profundo abismo é meu peito
De amargura e de desgosto.

À ventura tão sonhada,
Com que outrora me iludia,
Adeus disse, o derradeiro,
Té seu nome me angustia.

Do mundo já nada espero,
Nem sei por que inda vivo!
Só a esperança da morte
Me causa algum lenitivo.
Gonçalves de Magalhães

QUESTÃO 12 - Na primeira estrofe, o eu lírico utiliza, como recurso expressivo, para caracterizar seu estado de espírito,

A) metáfora
B) hipérbole.
C) eufemismo.
D) comparação.
E) antítese.

QUESTÃO 13 - A expressão algum lenitivo, da última estrofe, sugere que o eu lírico

A) teme a ameaça iminente  da morte.
B) sente-se incipiente ante a morte.
C) sente-se  espavorido diante da morte.
D) aceita a morte como um bálsamo.
E) lamenta a ameaça da morte.

QUESTÃO 14 -  A característica do Romantismo mais evidente neste poema  é
A) o espiritualismo.
B) o pessimismo.
C) a idealização da mulher
D) o confessionalismo.
E) a presença do sonho.

QUESTÃO 15 -  À ventura tão sonhada”, o termo em destaque na oração poderia ser substituída sem alterar o sentido por:

A)  ilusão
B) emoção
C) solidão.
D) felicidade.

E)  desencanto.

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Texto 1 QUESTÃO 1========================= Na primeira oração, a vírgula foi utilizada, porque há A) um vocativo. B) um aposto. C) um...