EEFM Prof. Paulo Ayrton Araújo
Linguagens e Códigos
Língua Portuguesa
Leia o texto para responder
às questões de 1 a 4.
Não é só na adolescência que elas nos incomodam. Vez ou outra, por alguns motivos surgem espinhas em nosso rosto. Confira algumas dicas e cuidados para evitá-las. Não é raro aparecerem espinhas no rosto, mesmo depois da adolescência. Existem vários fatores que podem contribuir para o aparecimento delas como a caspa, stress, falta de limpeza de pele, má alimentação, etc.A maior ocorrência de espinhas é na testa, nariz e queixo. Isso porque nessas regiões existe maior concentração de glândulas sebáceas que produzem sebo. Quando esse sebo é produzido em excesso, ele obstrui os poros causando o aumento de bactérias no local e o posterior aparecimento da espinha. Na testa, outro fator que contribui para o aparecimento de espinhas é a caspa no couro cabeludo.
Disponível em: http://www.superdicasdebeleza.com.br/dicas-para-remover-espinhas/
1.
De acordo com a leitura do texto, podemos afirmar que:
A) as
espinhas são um problema apenas para os
adolescentes.
B) há
áreas em que aparecem menos espinhas como:
testa, nariz e queixo.
C) o
sebo produzido em excesso pelas glândulas sebáceas
não afeta a pele.
D) a
caspa é um fator que contribui para o aparecimento
de espinhas na testa.
2. A
palavra destacada substitui:
Quando esse sebo é produzido em excesso, ele obstrui os poros causando o aumento
de bactérias no local e o posterior aparecimento da espinha.
A) sebo.
B) excesso.
C)
poros.
D)
local.
3. A
palavra destacada pode ser substituída por:
“ele obstrui os poros...”.
A) amplia.
B) entope.
C) desentope.
D) abre.
4. A
palavra algumas na oração é:
Confira algumas
dicas e cuidados para evitá-las.
A) pronome
pessoal.
B) pronome
possessivo.
C) pronome
indefinido.
D) pronome
demonstrativo.
Leia o texto para responder às questões 5 e 6.
5.
Segundo o texto, o sarampo é uma doença causada por:
A) vírus.
B) bactéria.
C) fungo.
D) sebo.
6. Um
dos sintomas do sarampo é:
A)
encefalite.
B)
otites.
C)
aborto.
D)
conjuntivite.
Leia o texto para responder às questões 7 e 8.
A CAUSA
DA CHUVA
Não
chovia há muitos e muitos meses, de modo que os animais ficaram inquietos. Uns
diziam que ia chover logo, outros diziam que ainda ia demorar. Mas não chegavam
a uma conclusão.
– Chove só quando a
água cai do teto do meu galinheiro, esclareceu a galinha.
– Ora, que bobagem! – disse o sapo de dentro
da lagoa. Chove quando a água da lagoa começa a borbulhar suas gotinhas.
– Como assim? – disse a lebre. Está visto que
chove quando as folhas das árvores começam a deixar cair às gotas d’água que
tem dentro. Nesse momento começou a chover.
– Viram? – gritou a galinha. O teto do meu
galinheiro está pingando. Isso é chuva!
– Ora, não vê que a chuva é a água da lagoa
borbulhando? disse o sapo.
– Mas, como assim? –
tornava a lebre. Parecem cegos? Não veem que a água cai das folhas das árvores?
(FERNANDES, Millôr. Fábulas fabulosas.
Rio de Janeiro: Nórdica, 1985.)
7. No trecho “Não chovia há muitos e
muitos meses, de modo que os animais ficaram inquietos.” A palavra em destaque possui sentido de:
A) desgastados.
B) sedentos.
C) agitados.
D) desanimados.
_
Os animais começaram a discutir
sobre a chuva por que:
A) estavam preocupados com a falta de
água.
B) achavam que não iria chover mais.
C) todos queriam explicar de onde vem
à chuva.
D) nenhum deles entendia de chuva.
Leia o
texto para responder às questões de 9 a 15.
O
estudante, o padre e o caboclo.
Um estudante e um
padre viajavam pelo sertão, tendo um caboclo como bagageiro. Deram a eles, numa
casa, um pequeno queijo de cabra. Não sabendo como dividi-lo, mesmo porque
daria um pequenino pedaço para cada um, o padre resolveu que todos dormissem e
o queijo seria daquele que tivesse, durante a noite, o
sonho mais bonito, pensando engabelar todos com os
seus recursos oratórios. Todos aceitaram e foram dormir. À noite, o caboclo acordou,foi ao queijo e o comeu. Pela manhã,os três sentaram-se à mesa para tomar café e cada qual teve de contar o seu sonho.
O padre disse ter sonhado com a escada de
Jacó e descreveu-se brilhantemente. Por ela, ele.
subia triunfalmente para o céu.
O estudante, então, narrou que sonhara já dentro do céu à espera do padre que subia.
O caboclo sorriu e falou: - Eu sonhei que via Seu padre subindo a escada e Seu doutor
lá
dentro
do céu, rodeado de amigos. Eu ficava na terra
e gritava: “Seu doutor, Seu padre, o queijo! Vosmincês esqueceram o queijo”.
Então vosmincês respondiam de longe, do céu:
“Come o queijo, caboclo”! Come o queijo,
caboclo!
“Nós
estamos no céu, não queremos o queijo”.
O
sonho foi tão forte que eu pensei que era verdade, me levantei, enquanto vosmincês
dormiam,
e comi o queijo...
9. O conflito no
texto se estabelece a partir de:
A) um sonho.
B) uma viagem.
C) uma conversa.
D) um queijo.
10. No primeiro
parágrafo, quem narra à história é:
A) o estudante.
B) o padre.
C) o caboclo.
D) o narrador.
11. A atitude do padre, para não dividir o
queijo, foi.
de:
A) esperteza.
B) amizade.
C) respeito.
D) dúvida.
12. Pela manhã, quando foram contar o sonho, o único que não conseguiu sonhar que tinha ido
ao céu foi:
A) o padre.
B) o estudante.
C) o caboclo.
D) o doutor.
13. O clímax do texto ocorre quando:
A) o padre propõe que
todos durmam.
B) o padre conta seu
sonho.
C) o caboclo conta
que eles mandaram comer
o queijo.
D) eles ganharam um queijo de cabra.
14. O foco narrativo
predominante no texto é:
A) primeira pessoa do
singular.
B) primeira pessoa do
plural.
C) terceira pessoa do
singular.
D) terceira pessoa do plural.
15. O texto pertence
ao gênero textual:
A) conto.
B) crônica.
C) fábula.
D) lenda.
GABARITO
1. D
2. A
3. B
4. C
5. A
6. D
7. C
8. A
9. D
10. D
11. A
12. C
13. C
14. C
15. A