Este blog surge como uma possibilidade de discutir literatura, leituras interessantes e dá suporte a alunos que desejam fazer vestibular. Além disso, divulgar experiências interessantes de atividades realizadas em sala de aula.
terça-feira, 4 de agosto de 2015
domingo, 2 de agosto de 2015
Leitura, compreensão e escrita
Paranoia
do corpo
11. (Fuvest-SP) Esse poema é de Carlos Drummond de Andrade e foi escrito na década de 20, sob a influência das ideias modernistas. De acordo com o poema e as ideias modernistas estudadas, responda as questões :
o prazer da vitória. LN
Em geral, a melhor maneira de resolver
a insatisfação com o físico é cuidar da parte emocional.
Não é fácil parecer com Katie Holmes, a
musa do seriado preferido dos teens, Dawson’s Creek ou com os galãs
musculosos do seriado Malhação. Mas os
jovens bem que tentam. Nunca se cuidou tanto do corpo nessa faixa etária
como hoje. A Runner, uma grande rede de
academias de ginástica, com 23 000 alunos espalhados em nove unidades na cidade
de São Paulo, viu o público adolescente crescer mais que o adulto nos últimos
cinco anos. “Acho que a academia é para os jovens de hoje o que foi a discoteca
para a geração dos anos 70”, acredita José Otávio Marfará, sócio de outra
academia paulistana, a Reebok Sports Club. “É o lugar de confraternização, de diversão.”
É saudável preocupar-se com o físico.
Na adolescência, no entanto, essa preocupação costuma ser excessiva. É a
chamada paranóia do corpo. Alguns exemplos. Nunca houve uma oferta tão grande
de produtos de beleza destinados a adolescentes. Hoje em dia é possível resolver
a maior parte dos problemas de estrias, celulite e espinhas com a ajuda da
ciência.
Por isso, a tentação de exagerar nos
medicamentos é grande. “A garota tem a mania de recorrer aos remédios que os
amigos estão usando, e muitas vezes eles não são indicados para seu tipo de
pele”, diz a dermatologista Iara Yoshinaga, de São Paulo, que atende
adolescentes em seu consultório. São cada vez mais freqüentes os casos de
meninas que procuram um cirurgião plástico em busca da solução de problemas que
poderiam ser resolvidos facilmente com ginástica, cremes ou mesmo com o
crescimento normal. Nunca houve também tantos casos de anorexia e bulimia. “Há
dez anos essas doenças eram consideradas raríssimas. Hoje constituem quase um
caso de saúde pública”, avalia o psiquiatra Táki Cordás, da Universidade de São
Paulo.
É claro que existem variedades de
calvície, obesidade ou doenças de pele que realmente precisam de tratamento continuado.
Na maioria das vezes, no entanto, a paranóia do corpo é apenas isso: paranóia.
Para curá-la, a melhor maneira é tratar da mente. Nesse processo, a auto-estima
é fundamental. “É preciso fazer uma análise objetiva e descobrir seus pontos fortes.
Todo mundo tem uma parte do corpo que acha mais bonita”, sugere a psicóloga
paulista Ceres Alves de Araújo, especialista em crescimento. Um dia, o teen
acorda e percebe que aqueles problemas físicos que pareciam insolúveis
desapareceram como num passe de mágica. Em geral, não foi o corpo que mudou.
Foi a cabeça. Quando começa a se aceitar e resolve as questões emocionais
básicas, o adolescente dá o primeiro passo para se tornar um adulto.
CASTRO,
Letícia de. Veja Jovens, set. 2001. p.56.
1. A
ideia CENTRAL do texto é:
(A) a preocupação do jovem com o físico.
(B)
as doenças raras que atacam os jovens.
(C)
os diversos produtos de beleza para jovens.
(D)
o uso exagerado de remédios pelos jovens.
2.
De acordo com o texto, a melhor maneira
contra a “paranoia” do corpo é:
A.
fazer uma cirurgia plástica.
B. utilizar remédios que outros adolescentes já
usaram e sentiram-se melhor.
C.
recorrer as academias de ginástica.
D.
tratar a mente.
UECE-2007.2
CONFLITOS
Pesquisa só agora divulgada procurou
entender as causas que separam gerações.
Não se trata do conflito que sempre existiu entre velhos e moços. O universo pesquisado
foi o lar, a família, os pais e os filhos. A novidade desta vez é que o
mal-estar entre as gerações que vivem sob o mesmo teto e repartem a mesma mesa é apenas um mal-entendido. Os
pais acham que os filhos, por serem jovens, são
necessariamente felizes, têm tudo da vida, tudo. Podem esperar do mundo. Os filhos acham que
os pais, por representarem o poder, são
necessariamente felizes porque chegaram
lá. Acontece que nem os filhos são obrigatoriamente felizes nem os pais estão
obrigatoriamente realizados. Os filhos
reclamam das cobranças paternas. Os
pais acreditam que os filhos não reconhecem o valor do lar constituído, da
comida na mesa todos os dias. Bastaria um olhar mais profundo de um grupo sobre
o outro para desmanchar
o equívoco. Nem os filhos precisam
invejar os pais pelo poder, nem os pais
precisam ficar despeitados porque os filhos têm a vida toda pela frente deles.
O amor nunca será a soma de iguais.
Carlos
Heitor Cony
03. Pressupõe-se da primeira frase do
texto que:
A) A pesquisa já havia sido realizada.
B) Somente agora é que a pesquisa foi
realizada.
C) A divulgação da pesquisa mostra as
causas dos conflitos entre as gerações.
D) As gerações de hoje vivem em
conflito.
04. Pressupõe-se, pela leitura do
texto, que:
A) Os filhos desrespeitam os pais.
B) A causa dos conflitos entre pais e
filhos está na educação doméstica.
C) Não há conflitos entre pais e
filhos.
D) Os pais não conhecem os filhos.
05. “Pesquisa só agora divulgada
procurou entender as
causas que separam gerações. Não se
trata do conflito que sempre existiu
entre velhos e moços”. .Marque a alternativa, cuja conjunção ligaria adequadamente os dois períodos:
A) Porque.
B) Mas.
C) Logo.
D) Pois.
06. O autor conclui sua crônica com uma
mensagem:
A) O amor se constrói nas diferenças.
B) A harmonia é a chave para o amor
entre pessoas.
C) O amor é resultado da união entre
homem e mulher.
D)
É da divergência entre pais e filhos que nasce o amor.
07. A sociedade atual testemunha a influência
determinante das tecnologias digitais na vida do homem moderno, sobretudo
daquelas relacionadas com o computador e a internet. Entretanto, parcelas
significativas da população não têm acesso a tais tecnologias. Essa limitação
tem pelo menos dois motivos: a impossibilidade financeira de custear os
aparelhos e os provedores de acesso, e a impossibilidade de saber utilizar o
equipamento e usufruir das novas tecnologias. A essa problemática, dá-se o nome
de exclusão digital. No contexto das políticas de inclusão digital, as escolas,
nos usos pedagógicos das tecnologias de informação, devem estar voltadas
principalmente para
(A) proporcionar aulas que capacitem os
estudantes a montar e desmontar computadores, para garantir a compreensão sobre
o que são as tecnologias digitais.
(B) explorar a facilidade de ler e escrever
textos e receber comentários na internet para desenvolver a interatividade e a
análise crítica, promovendo a construção do conhecimento.
(C) estudar o uso de programas de
processamento para imagens e vídeos de alta complexidade para capacitar
profissionais em tecnologia digital.
(D) exercitar a navegação pela rede em
busca de jogos que possam ser “baixados” gratuitamente para serem utilizados
como entretenimento.
Texto
4
AO
VENCEDOR, OS PROBLEMAS
Ao final de uma campanha marcada por
ataques pessoais, prefeitos eleitos precisam de planejamento de longo prazo
para enfrentar os problemas crônicos
das metrópoles brasileiras.
O texto acima é um fragmento de
uma reportagem da revista Veja, datada
de29/10/2008, que trata dos problemas que os
prefeitos eleitos enfrentarão em algumas capitais brasileiras. O título
da matéria, - AO
VENCEDOR, OS PROBLEMAS – lembra um famoso trecho da obra machadiana Quincas
Borba, transcrito a seguir.
Texto 5
Supõe tu um campo de batatas e duas
tribos famintas. As batatas apenas
chegam para alimentar uma das tribos, que assim adquire forças para transpor a montanha e ir à outra
vertente, onde há batatas em
abundância; mas, se as duas
tribos dividirem em paz as batatas do campo, não chegam a nutrir-se suficientemente
e morrem de inanição. A paz, nesse caso, é a destruição; a guerra é a
conservação. Uma das tribos extermina a
outra e recolhe os despojos", diz Quincas Borba a Rubião para explicar-lhe a teoria do humanitismo.
E completa: "ao vencido, ódio ou
compaixão; ao vencedor, as batata
08.
Confronte os textos 4 e 5 e analise as afirmações a seguir:
I. A
intertextualidade entre as expressões Ao vencedor, os problemas e Ao vencedor,
as batatas dá-se no léxico e na sintaxe.
II.
A expressão Ao vencedor, as batatas, do texto de Machado de Assis, revela uma
visão humanitária
do
mundo e das pessoas.
III.
Diferentemente do texto 4, o texto 5 - a historieta contada por Brás Cubas a
Rubião - defende a “lei do
mais
forte”.
Está
correto o que se diz
A)
em I, II e III.
B)
apenas em I e III.
C)
apenas em I.
D)
apenas em II e III.
“Supõe tu um campo de batatas e duas tribos famintas.” Pelo emprego do verbo
supor no imperativo afirmativo, percebesse que o narrador está contando a historieta a um
único interlocutor, que trata familiarmente. Considerando que, ao se mudar o
interlocutor e a intenção do falante, altera-se a forma verbal.
09. Marque a opção que NÃO atende a
essa orientação.
A) Se o narrador tratasse o ouvinte por
você, demonstrando familiaridade com ele - Suponha você um campo de batatas e duas tribos famintas.
B) Se houvesse mais de um ouvinte, e o
narrador quisesse demonstrar respeito cerimonioso por eles – Suponde vós um campo de batatas e duas tribos famintas.
C) Se houvesse um único ouvinte, e o
narrador quisesse ser gentil com ele – Supões tu um campo de batatas e
duas tribos famintas.
D) Se o narrador, para efeito
expressivo, se incluísse entre os
ouvintes – Suponhamos nós um campo de batatas e duas tribos famintas
10. Caro/a estudante, a revista de
leitura “Jovem ligado” está com uma seleção de textos para publicar em sua
página sobre leitura. Para participar dessa premiação, procure redigir um texto
no qual você trate da capacidade transformação que a leitura traz ao leitor.
Leia o texto
Cidadezinha
qualquer
Casas entre bananeiras
mulheres entre laranjeiras
pomar amor cantar.
mulheres entre laranjeiras
pomar amor cantar.
Um homem vai devagar.
Um cachorro vai devagar.
Um burro vai devagar.
Devagar... as janelas olham.
Um cachorro vai devagar.
Um burro vai devagar.
Devagar... as janelas olham.
Eta vida besta, meu Deus.
11. (Fuvest-SP) Esse poema é de Carlos Drummond de Andrade e foi escrito na década de 20, sob a influência das ideias modernistas. De acordo com o poema e as ideias modernistas estudadas, responda as questões :
A)
Que aspectos da realidade estão
representados nas duas primeiras estrofes?
B) Que valores estão implícitos no
ponto de vista adotado pelo poeta no último verso do poema?
Leia o texto
Poema
do beco
Que importa a paisagem, a Glória, a
baía, a linha do horizonte?
O que eu vejo é o beco. Manuel Bandeira.
12. O sentimento expresso pelo eu
lírico nesse poema é de :
A. pessimismo
B. valorização da vida.
C. solidariedade.
D. destruição.
Leia
o texto
No romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos, o
vaqueiro Fabiano encontra-se com o patrão para receber o salário. Eis parte da cena:
Não
se conformou: devia haver engano. (...) Com certeza havia um erro no papel do
branco. Não se descobriu o erro, e Fabiano perdeu os estribos.
Passar
a vida inteira assim no toco, entregando o que era dele de mao beijada! Estava
direito aquilo?
Trabalhar
como negro e nunca arranjar carta de alforria?
O patrão
zangou-se, repeliu a insolência, achou bom que o vaqueiro fosse procurar serviço
noutra fazenda.Ai Fabiano baixou a pancada e amolecou.
Bem,
bem. Não era preciso barulho não. Graciliano Ramos. Vidas Secas. 91.ª ed.Rio de
Janeiro: Record, 2003.
13 No fragmento transcrito, o padrão formal da
linguagem convive com marcas de regionalismo e de coloquialismo no vocabulário.
Pertence a variedade do nível padrão linguagem
o seguinte trecho:
A “Não
se conformou: devia haver engano” (ℓ.1).
B “e
Fabiano perdeu os estribos” (ℓ.3).
C
“Passar a vida inteira assim no toco” (ℓ.4).
D
“entregando o que era dele de Mao beijada!” (ℓ.4-5).
14. Adaptação – (UFV-MG) Assinale a alternativa em que há uma
característica que NÃO corresponde
ao Modernismo em sua primeira fase (1922-1930)
A. Ruptura radical e audaciosa em relação às posições estéticas do passado, quebra total da rotina literária.
B.Caráter turbulento, polemista, de
demolição de valores.
C.Movimento de inquietação,
insatisfação, busca de pesquisa estética, do uso da língua portuguesa do Brasil
etc.
D. Apesar de toda radicalidade do
grupo, ele defende o uso de uma
linguagem pura, respeitando todas as regras da gramática normativa.
Leia
o texto
FORA
DE SI
eu fico fora de si
eu fica assim
eu fica fora de mim
eu fico um pouco
depois eu saio daqui
eu vai embora
eu fico fora de si
eu fico oco
eu fica bem assim
eu fico sem ninguém em mim. Arnaldo Antunes
eu fica assim
eu fica fora de mim
eu fico um pouco
depois eu saio daqui
eu vai embora
eu fico fora de si
eu fico oco
eu fica bem assim
eu fico sem ninguém em mim. Arnaldo Antunes
10. O poema “ fora de si” foi escrito
rompendo as regras de concordância nominal e verbal.
A) explique o motivo por que o eu
lírico rompeu as regras de concordância verbal e nominal.
B) Procure reescrever o poema, fazendo
as concordâncias adequadas. Em relação à qualidade estética, que alterações
você percebe?
O ser humano que tem medo de fracassar
não conhece
o prazer da vitória. LN
UM HOMEM DE CONSCIÊNCIA- LEITURA E COMPREENSÃO
Todo ponto de
vista é à vista de um ponto
Ler
significa reler e compreender, interpretar. Cada um lê com os olhos que tem. E
interpreta a partir de onde os pés pisam.
Todo
ponto de vista é um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber
como são seus olhos e qual é sua visão de mundo. Isso faz da leitura sempre uma
releitura.
A
cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. Para compreender, é essencial
conhecer o lugar social de quem olha. Vale dizer: como alguém vive, com quem
convive, que experiências tem, em que trabalha, que desejos alimenta, como assume
os dramas da vida e da morte e que esperanças o animam. Isso faz da compreensão
sempre uma interpretação.
Boff,
Leonardo. A águia e a galinha. 4ª ed. RJ: Sextante, 1999.
1.( SAEB) A expressão “com os olhos que tem” (ℓ.1), no
texto, tem o sentido de (0,5)
(A) enfatizar a
leitura.
(B) incentivar a
leitura.
(C) individualizar
a leitura.
(D) priorizar a
leitura.
(E) valorizar a
leitura.
Texto 2
Não se perca na rede
A
Internet é o maior arquivo público do mundo. De futebol a física nuclear, de
cinema a biologia, de religião a sexo, sempre há centenas de sites sobre
qualquer assunto. Mas essa avalanche de informações pode atrapalhar. Como
chegar ao que se quer sem perder tempo? É para isso que foram criados os
sistemas de busca. Porta de entrada na rede para boa parte dos usuários, eles são um filão tão bom que já
existem às centenas também. Qual deles escolher? Depende do seu objetivo de
busca.
Há
vários tipos. Alguns são genéricos, feitos para uso no mundo todo (Google, por
exemplo). Use esse site para pesquisar temas universais. Outros são nacionais
ou estrangeiros com versões específicas para o Brasil (Cadê, Yahoo e
Altavista). São ideais para achar páginas “com.br”. (Paulo D’Amaro)
Disponível
em: <http://galileu.globo.com/edic/116/rep_internet.htm>. Acesso em Julho
/2008
2. (SAEB) O artigo foi escrito por Paulo D’Amaro. Ele
misturou informações e análises do fato. O período que apresenta uma opinião do
autor é (0,5)
(A) “foram criados
sistemas de busca.”
(B) “essa avalanche
de informações pode atrapalhar.”
(C) “sempre há
centenas de sites sobre qualquer assunto.”
(D) “A internet é o
maior arquivo público do mundo.”
(E) “Há vários
tipos.”
3. A palavra eles, em negrito no texto, tem como referente:
(0,5)
A. futebol e cinema
B) tempo
C) sistemas de busca
D) tipos.
E) estrangeiros.
4. O jovem, atualmente, enfrenta muitos desafios: saber
utilizar adequadamente a internet, iniciar a carreira profissional mais cedo,
iniciar a vida sexual em tempos de AIDS etc.Como o jovem deve agir diante de
tantos desafios? (3,5)
UM
HOMEM DE CONSCIÊNCIA
Chamava-se João Teodoro, só. O mais
pacato e modesto dos homens. Honestíssimo e lealíssimo, com um defeito apenas: não dar o mínimo valor a si próprio. Para João
Teodoro, a coisa de menos importância no mundo era João Teodoro.
Nunca fora nada na vida nem admitia a
hipótese de vir a ser alguma coisa. E por muito tempo não quis nem sequer o que
todos ali queriam: mudar-se para terra melhor.
Mas João Teodoro
acompanhava com aperto de coração o desaparecimento visível de sua Itaoca.
Isto já foi muito melhor,
dizia consigo. Já teve três médicos bem bons — agora só um e bem ruinzote. Já
teve seis advogados e hoje mal dá serviço para um rábula ordinário como o
Tenório. Nem circo de cavalinhos bate mais por aqui. A gente que presta se
muda. Fica o restolho. Decididamente, a minha Itaoca está se acabando…
João Teodoro entrou a incubar a ideia
de também mudar- se, mas para isso necessitava dum fato qualquer que o
convencesse de maneira absoluta de que Itaoca não tinha mais
conserto ou arranjo
possível.
— É isso, deliberou lá por dentro.
Quando eu verificar que tudo está perdido, que Itaoca não vale mais nada ,
então eu arrumo a trouxa e boto-me fora daqui.
Um dia aconteceu a grande novidade: a
nomeação de João Teodoro para delegado. Nosso homem recebeu a notícia como se
fosse uma porretada no crânio. Delegado ele! Ele que não era nada, nunca fora
nada, não queria ser nada, não se julgava capaz de nada…
Ser delegado numa cidadezinha daquelas
é coisa seríssima.
Não há cargo mais importante. É homem
que prende os outros, que solta, que manda dar sovas, que vai à capital falar
com o governo. Uma coisa colossal ser delegado — e estava ele, João Teodoro,
de-le-ga-do de Itaoca!…
João Teodoro caiu em meditação profunda.
Passou a noite em claro, pensando e arrumando as malas. Pela madrugada botou-os num burro,
montou no seu cavalo magro e partiu.
— Que é isso, João? Para onde se atira
tão cedo, assim de armas e bagagens?
— Vou-me embora, respondeu o retirante.
Verifiquei que Itaoca chegou mesmo ao
fim.
— Mas, como? Agora que você está
delegado?
— Justamente por isso. Terra em que João
Teodoro chega a delegado, eu não moro. Adeus.
E sumiu.
(Lobato, Monteiro. Cidades
Mortas. São Paulo, Editora Brasiliense, 2004, 26ª- edição, pp. 167-8)
5. Leia o texto acima, em
seguida resuma-o. Min. 05L/ Max. 10. (2,5)
6. Em relação à tipologia textual, o texto 3 é:
A) narrativo
B) descritivo
C) dissertativo
D) expositivo
E) injuntivo
7. Em relação ao
texto 3, responda:
A. o que acontece?
B. Onde acontece?
C. Quando acontece?
D. Com quem acontece?
E. Por que O título do texto é “Um homem de consciência?
8.
Leia o texto e assinale falsa ou verdadeira.
“Descansem o meu leito solitário
Na floresta dos homens esquecida,
À sombra de uma cruz, e escrevam nela:
- Foi poeta – sonhou – e amou na vida.”
A) os versos fazem parte de um longo poema de Gregório de Matos.
B) Mostram como Álvares de Azevedo foi marcado pelo tema da morte e da solidão.
C) São típicos da poesia Pau Brasil.
D) Definem o poeta tal qual o concebia o Realismo.
E) São típicos do Mal do Século.
“Descansem o meu leito solitário
Na floresta dos homens esquecida,
À sombra de uma cruz, e escrevam nela:
- Foi poeta – sonhou – e amou na vida.”
A) os versos fazem parte de um longo poema de Gregório de Matos.
B) Mostram como Álvares de Azevedo foi marcado pelo tema da morte e da solidão.
C) São típicos da poesia Pau Brasil.
D) Definem o poeta tal qual o concebia o Realismo.
E) São típicos do Mal do Século.
09.
A impossibilidade de realizar o sonho absoluto do Eu gera inquietude,
desespero, frustração, que levam às vezes ao suicídio, refletindo a evasão na
morte, solução definitiva para o:
A) culto ao real
A) culto ao real
B) nacionalismo
C) culto ao fantástico
D)
mal do século
E) indianismo
10. “Minha terra tem palmeiras
Onde canta o sabiá
As aves que aqui gorjeiam
Não gorjeiam como lá.”
E) indianismo
10. “Minha terra tem palmeiras
Onde canta o sabiá
As aves que aqui gorjeiam
Não gorjeiam como lá.”
O fragmento acima, de um poema de Gonçalves Dias caracteriza o:
A) nacionalista.
B) mal do século
C) culto ao fantástico
D) pessimismo.
E) fuga da realidade.
Semântica
Semântica é a parte da gramática que
estuda os aspectos relacionados ao sentido de palavras e enunciados.
Sinônimos: são palavras de sentidos aproximados que podem substituir outras.
Ex. O guri pediu socorro, mas
quando o policial chegou já encontrou o menino morto.
Antônimos:
são palavras de sentido contrário entre si. Ex. O dia curvou-se diante
da beleza da noite.
Hipônimo e hiperônimo:
são palavras pertencentes a um mesmo campo semântico; o primeiro tem sentido
mais especifico, o segundo, mais genérico.
Ex. Computador, impressora, teclado,
mausse-hipônimos/ equipamento-
hiperônimo.
Ambiguidade- é
a duplicidade de sentido que pode haver em um texto verbal ou não verbal. Pode
ser usado de forma intencional ou como problema de construção textual.
Ex. O que faz uma boa metrópole – o que
a metrópole oferece a seus moradores ou o que faz com que uma cidade seja uma
metrópole.
1. Leia o texto abaixo, em seguida,
indique o recurso semântico utilizado na construção textual:
Duas pessoas conversando:
-Não deixe sua cadela entrar na minha
casa de novo. Ela está cheia de pulgas.
- Diana, não entre nessa casa de novo.
Ela está cheia de pulgas.
Sírio Possenti In Amaral. Novas
palavras
A. ambiguidade
B. sinônimos
C. hiperônimos
D. antônimos.
Soneto da separação
De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto
De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama
De repente não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente
Fez-se do amigo próximo, distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.
Vinicius de Moraes
2. O pocesso de
construção do poema: soneto da separação, teve como elemento central o uso de:
A. Antônimos
B. Sinônimos
C. Hiperônimos
D. Ambiguidade.
3.Nesse poema, a
palavra que reforça a ideia de que algo inesperado aconteceu é:
A. de repente
B. aventura
C. riso
D. pranto.
4.
Procure reorganizar o texto, identificando os parágrafos de 1 a 7. Em seguida, indique quais parágrafos
seriam indispensáveis nesse texto.
( )Abortos provocados consistem na interrupção intencional da gestação. Quanto a isso, acredita-se que ocorram aproximadamente 50 milhões desse tipo de caso em todo o mundo, sendo a Romênia a campeã em número de abortos por habitantes.
( )Nas clínicas, os métodos mais empregados são a sucção, dilatação, curetagem e injeção salina, sendo esta considerada uma prática segura, desde que seja feita nas primeiras semanas de gestação, e praticada por equipe qualificada. Como pesquisas recentes sugerem que fetos são capazes de sentir dor, embora bem menos intensa, a partir da décima sétima semana de vida, estuda-se a possibilidade de aplicação de anestesias em fetos dessa idade em diante.
( )Apesar da reconhecida ilegalidade de outras práticas além das citadas, é sabido que muitas mulheres recorrem ao aborto utilizando-se de métodos caseiros; ou mesmo por atendimento em clínicas clandestinas. Deste ato, um número considerável destas sofre complicações, como hemorragias, infecções, perfurações abdominais, podendo desencadear em infertilidade, ou mesmo óbito (é uma das maiores causas de mortalidade materna); sendo por isso reconhecido como um problema sério de saúde pública.
( )Abortos provocados consistem na interrupção intencional da gestação. Quanto a isso, acredita-se que ocorram aproximadamente 50 milhões desse tipo de caso em todo o mundo, sendo a Romênia a campeã em número de abortos por habitantes.
( )Nas clínicas, os métodos mais empregados são a sucção, dilatação, curetagem e injeção salina, sendo esta considerada uma prática segura, desde que seja feita nas primeiras semanas de gestação, e praticada por equipe qualificada. Como pesquisas recentes sugerem que fetos são capazes de sentir dor, embora bem menos intensa, a partir da décima sétima semana de vida, estuda-se a possibilidade de aplicação de anestesias em fetos dessa idade em diante.
( )Apesar da reconhecida ilegalidade de outras práticas além das citadas, é sabido que muitas mulheres recorrem ao aborto utilizando-se de métodos caseiros; ou mesmo por atendimento em clínicas clandestinas. Deste ato, um número considerável destas sofre complicações, como hemorragias, infecções, perfurações abdominais, podendo desencadear em infertilidade, ou mesmo óbito (é uma das maiores causas de mortalidade materna); sendo por isso reconhecido como um problema sério de saúde pública.
( )Em nosso país, exceto
em casos de estupro, ou quando a mãe corre risco de vida (aborto sentimental,
moral ou piedoso; e aborto terapêutico, respectivamente), este ato é proibido
por lei. Existe, entretanto, uma situação em que o aborto pode ser concedido
legalmente, sendo relativo à gestação de feto com graves e irreversíveis
anomalias físicas ou mentais, como anencefalia; desde que haja o consentimento
do pai, e atestado de pelo menos dois médicos.
( )Discussões sobre essa temática são, geralmente, polêmicas, já
que é um assunto complexo e delicado. Argumentos como a interrupção da vida de
um ser inocente frente à irresponsabilidade de sua genitora de um lado, versus
a integridade do filho e da própria mãe diante de uma maternidade não desejada,
são sempre pontuados.
( )Opiniões pessoais à parte, é fato que a educação sexual e a promoção de atendimento médico mais acessível, incluindo aí o acompanhamento familiar e psicológico, podem ser capazes de contornar consideravelmente essa questão.
( )Opiniões pessoais à parte, é fato que a educação sexual e a promoção de atendimento médico mais acessível, incluindo aí o acompanhamento familiar e psicológico, podem ser capazes de contornar consideravelmente essa questão.
( )A expressão “aborto”
se caracteriza pela morte do embrião ou feto, que pode ser espontânea ou
provocada. Anomalias cromossômicas, infecções, choques mecânicos, fatores
emocionais, intoxicação química acidental, dentre outros, podem ser
considerados como sendo exemplos desse primeiro caso, que ocorre em
aproximadamente 25% das gravidezes. Ele é caracterizado pelo término da
gestação de menos de 20 semanas, sendo o sangramento vaginal um forte indício
de sua ocorrência. Mais de 50% dessas situações diz respeito a alterações
genéticas no embrião.
Por Mariana Araguaia/Graduada em Biologia/
Equipe Brasil Escola. Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/aborto.htm.
Por Mariana Araguaia/Graduada em Biologia/
Equipe Brasil Escola. Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/aborto.htm.
5. Responda:
A. Por que discussões sobre o tema aborto são polêmicas?
B. em que situações o aborto é permitido no Brasil?
C. Que complicações são mais comuns em aborto clandestino?
D. De acordo com o texto, quais seriam as melhores saídas para
tentar contornar o problema?
6. Para evitar repetição da palavra aborto, a autora recorreu ao
uso de palavras com sentidos próximos. Identifique-as.
7.
(PUC_SP) A conjunção E tem valor adversativo na frase:
A. cheguei, vi e venci.
B. arrumou as malas e despediu-se.
C. deitou exausto e não conseguiu
dormir.
D. siga meu conselho e não se
arrependerá.
E. choveu durante a noite e não
conseguimos sair.
8. (PUC_SP) No trecho: “se eu convencesse
Madalena de que ela não tem razão... se lhe explicasse que é
necessário vivermos em paz... os verbos destacados são respectivamente:
A.transitivo direto, transitivo
indireto, transitivo direto, transitivo indireto.
B. transitivo direto e indireto,
transitivo direto, transitivo direto e indireto , intransitivo.
C. transitivo indireto, transitivo
direto, transitivo direto , intransitivo
D. transitivo direto e indireto, transitivo direto , intransitivo, transitivo
indireto.
E. transitivo direto, transitivo direto , intransitivo,
intransitivo..
9. (UFPR) Qual a oração sem sujeito?
A. falaram mal de você.
B. ninguém se apresentou.
C. precisa-se de professores
D. a noite estava agradável
E. vai
haver um campeonato.
10. Classifique o sujeito das orações
da questão nove:
“Mais vale o que se aprende que o que nos ensinam”
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