quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Do conto à notícia: atividade de retextualização

                       
Esse trabalho foi fruto de uma experiência interessante, utilizando Facebook como recurso didático. 2013. EEFM. Prof. Flávio Ponte

       Chapeuzinho vermelho em tempos de web

           Ela era muito bonita:  cabelo negro, olhos grandes, boca carnudo, nariz arrebitado, queixo fino.Vivia presa em casa, pois aos 14 anos os pais não a deixavam  sair, porque era perigoso.
    Maquiava-se  e ia encontrar amigos na internet. No perfil, informou ter 18 anos, estudante de psicologia. No Facebook, colocou fotos em casa de praia, na balada, no carrão que ganhara dos pais de aniversário...
    Um amigo parecia ser o par perfeito: loiro, alto, praticante de esportes, 19 anos, rico, gostava de loucas aventuras. Postou fotos escalando montanhas, fazendo hipismo, nas baladas, praias...,mas tinha um problema: era tímido, não ficava com meninas,porque elas  eram muito exigentes, não gostavam de esportes ou coisas que ele gostasse...
    Gastaram alguns encontros,falando sobre "as desventuras de ricos": as pessoas se aproximam por interesse...
    Um dia,Rafinha tomou coragem e convidou-o para um encontro, ele disse  que estaria em uma competição esportiva, mas a levaria consigo se ela quisesse.
    Ela confirmou o encontro: irei à chapeuzinho vermelho...
    - Devo ir de lobo mal?
    -Hihihihihi...
    Deveriam encontrar-se defronte ao shopping. Ela não deveria levar bolsa para não chamar a atenção. Ele estaria em um Corolla preto.
     Ela confirmou que o motorista a levaria.
     Chegou próximo ao Corolla, coração aos pulos, mãos geladas, um friozinho na  barriga...
     De repente a porta se abriu, ela entrou sem refletir, percebeu um forte cheiro, o carro meio escuro... deu partida rápida. Uma música tocando em último volume.
     -Trouxe o cartão, minha chapa?
     - Cartão?
     - SIM...
     - Não tenho cartão de crédito...
     - COMÉ,  BARANGUINHA?
     - Que jeito de falar?
     - Agora é com nóis babaca, perdeu... Vamo barbarizar... vou entrar naquela mansãozinha de merda e pegar teu papai e mamãezinha, vaca...
     Ela tentou abrir a porta, mas estava travada...
     - Aí galera, a vaquinha acha que vai cair fora!!!!!!!! ferrou, vamo fazer a festinha...
     Ela começou a gritar...
     No outro dia, encontraram uma menina de 14 anos,jogada a beira de uma BR movimentada. Estava mutilada: sem os seios e genitália. Os olhos haviam sido arrancados, as mãos cortadas. Na testa, inscrito a canivete: O lobo loro!  
   Mas a frente, um carro carbonizado e informação que haviam tomado um Astra de assalto.

Estamos estudando as características da notícia. Essas notícias e resumos postados são fruto da retextualização do conto: Chapeuzinho vermelho em tempo de web. Conto na integra em Recanto das Letras, autora Valene.



Notícias produzidas a partir do conto.

JOVEM DE 14 ANOS MUTILADA E MORTA NA BR 

Na manhã do dia de hoje, a polícia da cidade de Fortaleza recebeu uma denúncia anônima do encontro de um corpo feminino morto e mutilado na Br 222, quando os policiais ali chegaram encontraram o corpo que parecia ser de uma adolescente na faixa etária de 13 aos 15 anos.
No IML, os país reconheceram o corpo da filha,a polícia investigando o computador da garota, descobriu que ela mantinha contato com um menino louro num bate papo na internet e que eles tinham marcado um encontro para o dia do desaparecimento da garota. A menina teria sofrido uma aliciação na internet.        REBECA FREITAS


Policial recebem denuncia que havia uma garota morta na BR 126. 
A menina foi encontrada sem os seios, genitália.os olhos haviam sido arrancados , as mãos cortadas.
é mas a frente, um carro carbonizado e informação que haviam tomado um assalto. Rafael Vergas


Era uma garota de 14 anos que entrou na internet para encontrar novos amigos, diz ter 18 anos ser formada, em psicologia . mostra ter fotos em praias, balada e luxos. 
Navegado encontra um amigo que séria seu par preferido, com uma aparência é que gostava de aventura . mostrou fotos em montanhas, baladas, praias e luxos.
Certo dia , marcaram um encontro, sê conhecem é ela percebem que ele e um assassino. é não teve como fugir, pois um disa seguinte encontram jogada na beira de uma BR, totalmente destruir-da. 
Na sua teste tava escrito:   " O LOBO LOIRO".   Rafael Vergas


Nesta sexta feira,do dia 23/11 /2012 foi encontrada uma garota de 14 anos morta na  BR 020 que teve seu corpo mutilado.de acordo com a polícia a garota foi vítima de um encontro na internet através de perfio falsos. Gleize Ricardo

O texto fala de uma adolescente de 14 anos que vivia presa dentro de casa pro que os seus pais não deixavam sais então a garota criou um perfil falso na internet e conheceu um garoto,que dizia ser esportista,de boa aparecia,mas ao marcarem um encontro,ela passa conhecer que e esse rapaz ele e mal e marta a garota e deixa seu corpo mutilado. Gleize Ricardo

Disponível em:
https://www.facebook.com/groups/431281450266363/?fref=ts

Memorial

Esse trabalho foi desenvolvido em 2013 como avaliação final na turma de 3º ano G, da E.E.F.M Prof. Flávio Ponte. 

O resultado foi maravilhoso !






Maracanaú- 2013
Prezado/prezada estudante, está chegando o final de uma etapa na sua vida estudantil. Este memorial trará reflexões sobre seu aprendizado e transformações ocorridas ao longo desses três anos de estudo. Para ilustrar o trabalho, disponho alguns textos, você deverá contextualizar suas experiências com base nesses textos e outros que você venha colocar.
Vale lembrar que o memorial é um gênero textual narrado na 1ª pessoa.
Para começo de conversa, leia o poema abaixo e diga-nos quem é  você.
Eu sou essa pessoa a quem o vento chama,
a que não se recusa a esse final convite,
em máquinas de adeus, sem tentação de volta.

Todo horizonte é um vasto sopro de incerteza:
Eu sou essa pessoa a quem o vento leva:
já de horizontes libertada, mas sozinha.

Se a Beleza sonhada é maior que a vivente,
dizei-me: não quereis ou não sabeis ser sonho?
Eu sou essa pessoa a quem o vento rasga.

Pêlos mundos do vento, em meus cílios guardadas
vão as medidas que separam os abraços.
Eu sou essa pessoa a quem o vento ensina:

«Agora és livre, se ainda recordas».

                                             Cecília Meireles






Leia o poema Retrato, de Cecília Meireles e componha o seu retrato dentro dos três anos de estudo. Esse retrato é físico e psicológico.
Retrato
                    Cecília Meireles
Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios, 
nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força, 
tão paradas e frias e mortas; 
eu não tinha este coração
que nem se mostra. 

Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
- Em que espelho ficou perdida a minha face?


  


Sabemos que a família é um fator indispensável para o crescimento dos filhos, a partir da oração abaixo, fale um pouco sobre a importância de sua família nessa caminhada.

Oração da Família

Que nenhuma família comece em qualquer de repente.
Que nenhuma família termine por falta de amor.
Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente.
E que nada no mundo separe um casal sonhador.

Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte.
Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois.
Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte.
Que eles vivam do ontem, no hoje em função de um depois.

Que a família comece e termine sabendo onde vai.
E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai.
Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor.
E que os filhos conheçam a força de onde brota o amor.

Que marido e mulher tenham força de amar sem medida.
Que ninguém vá dormir sem pedir ou dar seu perdão.
Que as crianças aprendam no colo o sentido da vida.
Que a família celebre a partilha do abraço e do pão.

Que marido e mulher não se traiam nem traiam seus filhos.
Que o ciúme não mate a certeza do AMOR entre os dois.
Que no seu firmamento a estrela que tem maior brilho.
Seja a firme esperança de um céu aqui mesmo e depois.





As amizades são importantes na vida. A partir do poema, descreva o poder das amizades em sua vida.
Soneto do amigo

Enfim, depois de tanto erro passado
Tantas retaliações, tanto perigo
Eis que ressurge noutro o velho amigo
Nunca perdido, sempre reencontrado.

É bom sentá-lo novamente ao lado
Com olhos que contêm o olhar antigo
Sempre comigo um pouco atribulado
E como sempre singular comigo.

Um bicho igual a mim, simples e humano
Sabendo se mover e comover
E a disfarçar com o meu próprio engano.

O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica...




A adolescência é um momento de descobertas, procure socializar conosco como foi à descoberta do amor e outras descobertas para você. Escolha um poema, música ou crônica que traduza esse momento.





GINCANA – Como essa experiência modificou sua visão sobre trabalho em equipe, capacidade individual, inteligências múltiplas, escolhas de pessoas para as tarefas, discussão e orientação dos professores.


  



Estudamos bastante durante estes três anos. Para lembrar um pouco do que estudamos, analise o poema o bicho, procurando tratar aspectos linguísticos, geográficos, históricos,sociológicos e filosóficos. Procure associar esse poema, à literatura de 30, destacando causas e consequências. Após a análise, indique formas de romper essa situação.
      O bicho
Vi ontem um bicho
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa;
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
Manuel Bandeira. Rio, 27 de dezembro de 1947




Para encerrar nossa trajetória, leia o poema de Clarice Lispector e  descreva como cada professor/a ajudou você a construir cada momento dessa caminhada.
Há Momentos

Há momentos na vida em que sentimos tanto
a falta de alguém que o que mais queremos
é tirar esta pessoa de nossos sonhos
e abraçá-la.

Sonhe com aquilo que você quiser.
Seja o que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que se quer.

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes
não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor
das oportunidades que aparecem
em seus caminhos.

A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passam por suas vidas.

O futuro mais brilhante
é baseado num passado intensamente vivido.
Você só terá sucesso na vida
quando perdoar os erros
e as decepções do passado.

  


Página das despedidas e agradecimentos.

Disponível em:https://www.facebook.com/groups/431281450266363/?fref=ts


quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Teste cloze

                      Trabalho  de   Língua Portuguesa
Aluno/a: __________________________________nº_______
Ano: 6º             Turma: _______ Data:____/___/__________
 1. Crie um título para o texto. (0,4)

2. Preencha as lacunas do texto com uma das palavras do retângulo. (2,4)
Invejarão, levarei , começou, comprarei, aumentarei, dirão. ia, estarão, terei, sacudiu,sobrou, tornarei.
                                  _________________________

        Uma moça ________________ ao mercado equilibrando, na cabeça, a vasilha do leite. No caminho, _________________ a calcular o lucro que teria com a venda dele.
      - Com este dinheiro,________________ muito ovos. Naturalmente, nem todos _______________bons, mas, pelo menos, de três quartos deles sairão pintinhos.      ___________________ alguns para vender no mercado. Com o dinheiro que ganhar,_________________ o estoque dos ovos. Tornarei a pô-los a chocar e, em breve, _____________ uma boa fazenda de criação. Ficando rica, os homens me pedirão em casamento. Escolherei, naturalmente, o mais forte, o mais rico e o mais bonito. Como me ________________o as amigas! Comprarei um lindo vestido de seda, para o casamento e, também, um bonito véu. Todos_____________ que sou a noiva mais elegante da cidade.
          Assim pensando, ________________ a cabeça, de contentamento. A vasilha do leite caiu ao chão, o leite esparramou-se pela estrada e nada  ____________para vender no mercado."

Moral da história:
Não se deve contar com o ovo quando ele ainda está dentro da galinha.

3. Responda: (2,0)

A. de que esse texto trata?
__________________________________________________________________

B. onde se passa a história?
__________________________________________________________________

C. com quem se passa a história?
__________________________________________________________________

D. quando se passa a história?
__________________________________________________________________

E. caso a moça ficasse rica, o que aconteceria?
__________________________________________________________________

F. como as amigas reagiriam?
__________________________________________________________________

G. o que todos dirão sobre a noiva?
__________________________________________________________________

H. o que aconteceu no final do texto?
__________________________________________________________________

4. Retire do texto. (2,0)
Substantivo
Adjetivo
Pronome
Verbo





































5. Crie outro final para o texto. (1,0)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. Esse texto é: (0,5)
A. um conto
B. uma carta
C. uma notícia
D. um poema

7. A palavra, destacada na frase, substituí:  de três quartos deles sairão... (L. 05). (0,5)
A. pintinhos.
B. ovos
C. amigas.
D. dinheiro.

8. A palavra destacada pode ser substituída por: (0,4)
            O leite esparramou-se pela estrada e nada.  
A. espalhou-se
B. derreteu-se.
C. destruiu-se.
D. espelhou-se.

9. A palavra destacada é um pronome do tipo: (0,4)
                                               alguns para vender no mercado.
A. pessoal
B. indefinido
C. interrogativo
D. possessivo

10. A palavra destacada é um verbo. Ele está no: (0,4)

Comprarei um lindo vestido de seda,
A. presente
B. pretérito perfeito
C. futuro.
D. pretérito imperfeito

Dinâmica


OBJETIVOS

  • Utilizar o sentido denotativo ou conotativo da palavra pedra;
  • Refletir os desafios enfrentados na vida de cada pessoa;
  • Sensibilizar o olhar para outro;
  • Trabalhar a escrita e a oralidade. 
METODOLOGIA

  • Organizar a sala de aula em círculo;
  • Entregar uma pedra simbólica aos participantes;
  • Pedir a eles que escrevam o que farão com a pedra que ganharam;
  • Pedir que leiam o que escreveram;
  • Solicitar que o grupo indique o texto que mais chamou a atenção. 
RECURSOS

Papel ofício, canetinha, lápis, borracha, papel madeira e  fita gomada

TEMPO

30 minutos.

TEXTOS PRODUZIDOS DURANTE A DINÂMICA.

  1. A pedra   que ganhei vou guardar para sempre, pois ela significa algo para minha vida.         GLAUCIANA  
  2. Eu ganhei uma pedra, com ela vou ficar para lembrar as pedradas que já levei na vida.      Samuel Silva .
  3. Vou guardar esta pedra em minha caixa de presentes. Mikael 
  4.  Colocarei minha pedra na estante de livros para decoração e apoiar os livros. Se a pedra fosse feia, não tivesse um formato legal eu jogaria fora. Felipe Pereira 
  5. Ganhei uma pedra, ela me trouxe muito benefício como uma joia rara de brilhante. Cicilane.
  6. Ganhei uma pedra de um amigo. Ela era muito importante para ele. Eu a guardarei como um presente raro. Tamara.
  7. Quando eu ganhei uma pedra, eu falei:
         - Pra que isso?
         Me responderam:
         - Por que você disse isso? Não gostou do presente que te dei?
         Eu peguei um tijolo e dei a pessoa. Essa pessoa me perguntou:
         - Pra que esse tijolo?
         - Ora, eu ganhei não uma pedra?
                    Catarina.
    8. O que a pedra significa para mim? Ela é muito brilhante! Tamires
                                                                            

sábado, 6 de dezembro de 2014

Vozes da democracia.

Leia o texto para responder às questões

1. O texto dirige-se à/ ao:

A. eleitor de um modo geral.
B. um eleitor mais específico.
C. político eleito.
D. Presidente da República.

2. A tese defendida no artigo é:

A. essas manifestações são coerentes.
B. essas manifestações são inconsequentes
C. essas manifestações podem por em risco o país.
D. há justificativa plausível para elas.

3. Ao longo do texto,  o autor faz perguntas. Isso ocorre porque

A. ele não tem conhecimento da situação.
B. ele quer estabelecer um diálogo com o leitor.
C. ele ironiza a falta de coerência entre as ações e os riscos.
D. ele concorda com o ponto de vistas dos manifestantes.

4. Segundo o texto, indique os riscos que essas ações de golpistas podem acarretar ao país.

5. Você concorda com a conclusão a que o autor chegou? justifique sua resposta com pelo menos três argumentos.

6. Responda:

A.  o que os militares afirmaram à Folha de São Paulo?
B. há um justificativa para o golpe? por quê?
C. quais falhas do governo são apontadas?
D.como os outros países agirão caso haja um golpe no Brasil?
E. o que eclodirá no Brasil caso haja um golpe?

7.  O termo  em destaque estabelece relação de  "Enquanto isso ocorre no plano externo, no interno(...)"
A. tempo.
B. causa.
C. condição.
D. oposição.

8. Em Caro golpista, temos:

A. vocativo.
B. aposto.
C. voz ativa.
D. voz passiva.

9. Escreva um artigo de opinião sobre o tema: Em um país democrático,  há muitas vozes, mas o bom senso deve prevalecer.

10. Desenhe dois cartuns: um com a visão de um golpista sobre o país; outro com a visão do autor do artigo intitulado "Cara golpista"


Bolsa Família: voto racional, e não de cabresto

Leia o texto para responder às questões que seguem.


1. O gênero ao qual o texto pertence é:

A. artigo de opinião.
B. notícia.
C. reportagem.
D. resenha.

D1. Localizar informações explícitas em um texto.

2. De acordo com o texto, a Bolsa Família foi:

A. responsável pela vitória da Presidente Dilma.
B. criada no governo de Lula.
C. um projeto que nasceu em Campinas e Brasília.
D. criada no governo de FHC.

3. Segundo o texto, a Bolsa Família é:

A. um programa assistencialista.
B. um investimento na educação.
C. um programa sem base científica
D. um programa sem utilização em país ricos.

4. Responda:

A. qual é o tema do texto?
B. segundo o texto,  que barbaridades foram ditas na última eleição.
C. que argumentos o autor utiliza para desfazer essas barbaridades?
D. Por que a Bolsa Família não pode ser considerada assistencialista?
E. O que pesquisa da neurociência evidenciou?
F. o que a pesquisa evidencia sobre famílias pobres?
G. qual o principal desafio do Bolsa família?
H. quais argumentos o autor utiliza para afirmar que O Bolsa Família não é voto de cabresto?
I. qual o interesse do eleitor ao votar?
J. qual termo foi criado por Anthony Downs para explicar o voto do pobre?
K.  qual argumento argumento pessoal o autor utilizou para afirmar que conhece a realidade da população pobre?
L. de que o artigo acusa o PT e Lula?
M. a que conclusão o autor chega sobre o Bolsa Família?

D15 Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.

5. Em "Elas não sabiam se poderiam comer no dia seguinte", o termo em destaque refere-se a:

A. muitas famílias.
B. cana-de- açúcar.
C. a angústia da insegurança.
D. uma cidade pobre.

6. Escreva um artigo de opinião sobre o tema: A história é uma aliada do processo de cidadania.



quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Gêneros textuais: conto, campanha para doação de órgãos.

Leia  o texto para responder às questões de 1 a 8.

 Texto 1
A confissão
                Na cidade Lugar Nenhum, em uma capela, o padre notou que o vinho estava sendo roubado, consumido.
               Uma hora antes de começar a missa , o padre avistou um sacristão, ele estava cambaleando.  O padre percebeu que o mesmo estava bêbado e desconfiou que ele  estava consumindo o vinho. Então, o chama:
               - Irmão, há quanto tempo não se confessa?
               O sacristão respondeu gaguejando:
               - Jááááájáá faz um tempo,  padre.
          Então, o padre puxou o sacristão para o confessionário  e perguntou:
               - Quais foram seus últimos pecados?
               O bêbedo respondeu:
                - Não me lembro, seu padre.
               O padre, tentou fazer  a memória do bêbado voltar, falou:
               - E o vinho que você roubou na capela?
               O sacristão respondeu:
               - Fale mais alto,  padre, pois desse lado não escuto muito bem!
               O padre gritou:
               - O vinho que você roubou da capela?
             O sacristão respondeu:
              - Continuo não te ouvindo, padre! Vamos trocar de lugar?
              O padre concordou e trocou de lugar. Já com os lugares trocados, o bêbado falou:
              - Como está a irmã Maria?   Eu vi vocês atrás da capela ontem.
              O padre falou:
              Você tem razão, irmão, daqui não dá para ouvir muito bem.
            O padre não poderia deixar que aquela notícia chegasse aos ouvidos dos outros. Levantou suas vestes e tirou uma arma, pediu que o bêbado abrisse a janela do confessionário. Quando ele abriu, o padre, com a arma na cabeça do sacristão,  falou:
               - Deus tenha piedade de sua alma.
                                                                                    Felipe Pereira - 9º B

1. Esse texto pertence ao gênero textual:
A)  conto.
B) crônica.
C) fábula.
D)  notícia

2.O elemento que gera o conflito no texto é:
A)  o padre.
B)  o sacristão.
C)  o roubo do vinho.
D)   a falta de fé.

3. O narrador do texto é:
A)  o padre.
B)  o sacristão
C)  um ladrão.
D)  observador onipresente.

4. O clímax do texto ocorre quando:

A)  o padre sai para procurar o ladrão.
B)  o padre vai confessar o sacristão.
C) quando o sacristão troca de lugar com o padre.
D) quando o padre puxa a arma.

5. Quando o sacristão resolveu trocar de lugar com o padre, ele queria:

A)  ouvir melhor a informação.
B) chantagear o padre.
C) contar ao padre sobre uma namorada antiga.
D) ajudar o padre a resolver o conflito.

6. Os verbos no texto estão predominantemente no

A)  presente.
B) pretérito perfeito.
C) pretérito mais que perfeito.
D) futuro do presente.

7. O termo em destaque, na oração, estabelece relação de:
Quando ele abriu, o padre, com a arma na cabeça do sacristão,  falou:

A)  oposição.
B)  tempo.
C)  finalidade.
D)  explicação.

8.“ E o vinho que você roubou na capela? “ A palavra destacada na oração é:

A)  um pronome possessivo.
B) um pronome relativo.
C)  uma conjunção.
D) uma preposição.

Leia o texto para responder as questões 9 e 11.

Texto 2



9. O poema nesse texto é escrito através de:

A) quadra.
B) sextilha.
C) septilha.
D) décima.

10. De acordo com o texto, a obra o Auto da Compadecida é:

A)  uma tragédia.
B) uma novena.
C) uma comédia.
D) uma tragicomédia.

11. A imagem retrata um dos temas abordados na obra.

A)  a religiosidade.
B)  a seca.
C)  a violência.
D)  a solidão.

Leia os textos para responder às questões de 12 a 14.

Texto 3


Seis estados zeram fila de espera para transplante

         Seis estados brasileiros aproveitaram o aumentaram do número de doadores  e de transplantes feitos no primeiro semestre de 2012 no país e entraram para uma lista privilegiada: a de não ter mais pacientes esperando por uma córnea.

       Até julho desse ano, Acre, Distrito Federal, Rio Grande do Norte e São Paulo eliminaram a lista de espera no transplante de córneas, de acordo com o balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, no Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. Em 2011, só São Paulo e Rio Grande do Norte conseguiram zerar essa fila.

Texto 4



12. (ENEM -2014- Adaptada) A notícia e o cartaz abordam a questão da doação de órgãos. Ao relacionar os dois textos, observa-se que o cartaz é

A) contraditório, pois a notícia informa que o país superou a necessidade de doação de órgãos.
B) complementar, pois a notícia diz que a doação de
órgãos cresceu e o cartaz solicita doação.
C) discordantes, pois ambos os textos apresentam
posições distintas sobre a necessidade de doação
de órgãos.
D. redundante, pois a notícia e o cartaz têm a intenção de influenciar as pessoas a doarem seus órgãos.

13. O objetivo do texto 3 é:

A) informar.
B) divertir.
C) convencer.
D)  explicar.

14. No trecho destacado, ocorre um desvio de:

 “ Até julho desse ano, Acre, Distrito Federal, Rio Grande do Norte e São Paulo eliminaram a lista de espera no transplante de córneas,”

A. concordância verbal.
B. concordância nominal.
C. regência verbal.
D. regência nominal.

Texto 5



15. De acordo com o texto:
A. o casal está apaixonado.
B. o tempo que passaram juntos foi maravilhoso.
C. eles gostam de curtir Legião Urbana.
D. a relação foi marcada, para ele, por perdas.



Texto 1 QUESTÃO 1========================= Na primeira oração, a vírgula foi utilizada, porque há A) um vocativo. B) um aposto. C) um...