sábado, 29 de novembro de 2014

Avaliação de Língua Portuguesa

Leia o texto abaixo para responder as questões de 1 a 3.



1. O texto acima trata de:
A) trabalho infantil.
B) brincadeiras de criança.
C) um aniversário.
D) um presente legal.

2. A palavra que está no diminutivo é:
A) ganhar.
B) exatamente.
C) tipo
D) carrinho

3. A palavra   CARRINHO é:
A)  pronome.
B)  verbo
C)  substantivo
D)  numeral

 Leia o texto para responder as questões de 4 a 8.

O reformador do mundo
            Américo Pisca-Pisca tinha o hábito de pôr defeito em todas as coisas. O mundo para ele estaria errado e a natureza só fazia asneira.
            — Asneira, Américo?
            — Pois então?... Aqui mesmo, neste pomar, você tem a prova disso. Ali está uma jabuticabeira enorme sustentando frutas pequeninas, e lá adiante vejo uma colossal abóbora, presa ao caule de uma planta rasteira. Não era lógico que fosse justamente o contrário? Se as coisas tivessem de ser reorganizadas por mim, eu trocaria as bolas, passando as jabuticabeiras para a aboboreira e as abóboras para a jabuticabeira.
           Não tenho razão?
          Assim discorrendo, Américo provou que tudo estava errado e só ele era capaz de dispor com inteligência o mundo. Mas o melhor, concluiu, é não pensar nisto e tirar uma soneca à sombra destas árvores, não acha?
         E Pisca-Pisca, piscando que não acabava mais, estirou-se de papo para cima à sombra da jabuticabeira.
         Dormiu. Dormiu e sonhou. Sonhou com um mundo novo, reformado inteirinho pelas suas mãos.
         Uma beleza!
         De repente, no melhor da festa, plaft! Uma jabuticaba cai do galho e lhe acerta em cheio o nariz.
         Américo desperta de um pulo. Pisca-Pisca medita sobre o caso e reconhece, afinal, que o mundo
não era tão mal feito assim. E segue para a casa refletindo:
        — Que coisa!... Pois não é que se o mundo fosse arrumado por mim, a primeira vítima teria sido eu? 
        Eu, Américo Pisca-Pisca, morto pela abóbora por mim posta no lugar da jabuticaba? Hum!
       Deixemo-nos de reformas. Fique tudo como está que está tudo muito bem.
       E Pisca-Pisca continuou a piscar pela vida à fora mas já sem a cisma de corrigir a natureza.
                                                                         Monteiro Lobato 

4.  A primeira prova de que o mundo estava errado foi apresentada
A ) por correção.
B ) pela evidência.
C ) pela ilusão.
D ) pela revolução

5.  Ele procurou justificar que o mundo estava errado com o exemplo
 A ) caule e abóbora.
B ) planta e caule.
C ) jabuticabeira e abóbora.
D)  galho e raiz.

6.  Os adjetivos que confirmam a resposta anterior são respectivamente
 A ) enormes – pequeninas.
B ) enorme – colossal.
C ) pequeninas – colossal.
D) grandes  - beleza.

7. A prova de que Américo Pisca- Pisca poderia melhorar o mundo aparece na frase.
A) “Américo Pisca-Pisca tinha hábito de pôr defeito em todas as coisas”.
B) “O mundo para ele estava errado”.
C) “Não era lógico que fosse justamente o contrário”.
D) “...só ele era capaz de dispor com inteligência o mundo”.

8. A frase que melhor traduz a conclusão a que Pisca-Pisca chegou sobre a reforma do mundo é:
 A) Que coisa!... Pois não é que se o mundo fosse arrumado por mim, a primeira vítima teria sido eu? 
B) Deixemo-nos de reformas. Fique tudo como está que está tudo muito bem
C)  Dormiu. Dormiu e sonhou.
D) O mundo para ele estaria errado e a natureza só fazia asneira.

9. Indique a palavra que pode substituir a grifada na frase sem alterar o sentido:
 “O mundo para ele estaria errado e a natureza só fazia asneira.”
A) bom trabalho.
B)  tolice
C) inimizade
D)  amizade.


10. A palavra ELE grifada na frase substitui: 
 “ Assim discorrendo, Américo provou que tudo estava errado e só ele era capaz de dispor com inteligência o mundo”.
 A) tudo
B) errado.
C) Américo.
D) inteligência.

Leia o texto para responder as questões de 11 a 15.



 11. O texto é um/uma:
 A) fábula.
B) lenda.
C) conto.
D) receita.

12. O  saci é:
A) ter uma perna só.
B) morar no Sul e Sudeste.
C) usar uma carapuça vermelha na cabeça.
D) ser  o mito mais famoso do Brasil.

13. De acordo com o texto, o amigo do  Saci é:
A)  a mula sem-cabeça.
B) o Lobisomem.
C) a Cuca.
D) o Curupira.

14. No texto, encontramos algumas palavras escritas com letras maiúsculas. Elas foram escritas assim,  porque
A) estão em início de frases ou indicam nomes próprios.
B) estão em um texto folclórico.
C) indicam substantivos comuns.
D) indicam adjetivos e nomes comuns.

15. Em " ele era um curumim", a palavra em destaque pode ser substituída por:
A) agitado.
B) criança.
C) danado
D. Curupira.

Gabarito

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
A
D
C
B
C
C
D
C
B
C
B
C
D
A
B

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Gêneros textuais: notícia, poema e propaganda

Leia o texto para responder as questões de 1 a 4.
Enem é tema de programa de rádio com Dilma Rousseff.
            No Café com a Presidenta desta segunda-feira, 12, a presidenta da República, Dilma Rousseff, falou sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que abriu as inscrições. “O Enem é importantíssimo para todos os jovens brasileiros que já concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio. Ele abre, de forma democrática e baseado no mérito do estudante, muitas portas de acesso ao ensino técnico e ao ensino superior”, afirmou a presidenta.  A nota do exame é usada para acesso aos ensinos superior e técnico, às bolsas de graduação em universidades privadas e de intercâmbio e além de ser requisito para o financiamento estudantil.
               A presidenta destacou que os jovens aderiram ao Enem como forma de acesso à formação. “O número de jovens que se inscrevem no Enem vem crescendo a cada ano, no ano passado, o Enem teve 7,1 milhões de inscritos. Quem estuda constrói o caminho do conhecimento, e isso é bom para o jovem e é estratégico para o país”, disse.
              Com o resultado do Enem,  os estudantes podem participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas nas universidades públicas federais e nos institutos federais de educação tecnológica; a nota do Enem também é adotada como critério de seleção para o Programa Universidade Para todos (ProUni), para ter acesso ao nosso programa de bolsas de estudo nas universidades privadas; o Programa de Financiamento Estudantil (Fies), que garante crédito em condições facilitadas para o jovem estudar em universidades privadas; pelo Programa Ciência Sem Fronteiras os estudantes com bom resultado no exame podem estudar nas melhores universidades do mundo. A nota do Enem, desde 2013, também pode ser usada conseguir vaga nos cursos técnicos de nível médio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) por meio do Sisutec, o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico.
              O prazo de inscrição no Enem 2014 começou nesta segunda-feira, 12, e vai até o dia 23 de maio. As provas serão realizadas nos próximos dias 08 e 09 de novembro em 1.699 cidades de todo o Brasil.

1. O gênero textual a que esse texto pertence é:
A.   Biografia
B. crônica
C. Notícia
D. Artigo de opinião

2. O tema central do Café com a Presidenta é:
A.  Questões econômicas
B.  Corrupção
C.  O Exame Nacional do Ensino Médio.
D. Exclusivamente as bolsas do PROUNE.

3. A opinião da Presidenta sobre o ENEM é:
A. Os estudantes podem participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu),
B . “O Enem é importantíssimo para todos os jovens brasileiros que já concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio. (...)”
C.  A nota do exame é usada para acesso aos ensinos superior e técnico (..)
D .  O número de jovens que se inscrevem no Enem vem crescendo a cada ano, no ano passado, o Enem teve 7,1 milhões de inscritos.

4. Na oração:  “Ele abre, de forma democrática e baseado no mérito do estudante, muitas portas de acesso ao ensino técnico e ao ensino superior”, o termo destacado refere-se a:
          
 A. Jovens
 B.  ENEM
 C. Estudantes
 D.  Bolsa de estudo.

5. De acordo com o texto, a nota do ENEM  é utilizada, exceto:

A- apenas para emitir o certificado de ensino médio.
B- obter uma vaga em universidades públicas através do SISU.
C. Obter uma vaga no ProUni.
D. Ingressar em universidades públicas, privadas e cursos técnicos.

6. Temos linguagem figurada na oração:

A.  Ele abre, de forma democrática e baseado no mérito do estudante, muitas portas de acesso ao ensino técnico e ao ensino superior”(...)
B.  O  prazo de inscrição no Enem 2014 começou nesta segunda-feira, 12, e vai até o dia 23 de maio.
C.  A presidenta destacou que os jovens aderiram ao Enem como forma de acesso à formação. D.“O número de jovens que se inscrevem no Enem vem crescendo a cada ano, no ano passado, o Enem teve 7,1 milhões de inscritos.


  Leia o texto para responder as questões de 7 a 10.
                             
Soneto de Separação
                               Vinicius de Moraes
De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto
De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama
De repente não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente
Fez-se do amigo próximo, distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente

7. O termo que apresenta a ideia da separação como algo inesperado é:
A.Pranto
B. chama
C. paixão
D. De repente.

8. Os poemas se constroem através de imagens poéticas. As imagens poéticas são criadas a partir dos recursos da linguagem empregados. Esse poema foi composto utilizando os recursos de linguagem.

  A. Antítese e comparação
  B. hipérbole e ironia
  C. Metáfora e ironia
  D. Comparação e eufemismo.

9. A partir do verso “Fez-se da vida uma aventura errante”, inferimos que:
  A. O  fim do relacionamento não afetou a vida das pessoas.
  B. O fim do relacionamento afetou a vida das pessoas, mas elas continuam felizes.
 C. O fim do relacionamento ocasionou transtorno na vida das pessoas as quais estão sem rumo.
 D. O fim do relacionamento permitiu a amizade entre as pessoas.

10. Esse poema pode ser classificado como:
A. ode
B. soneto
C. quadra
D. poema piada.


  Leia o texto para responder as questões 11 e 12.

Eco Sim, Chato Não
João Gordo não é o que se pode chamar de ativista bonzinho e politicamente correto. Mas acredite: o apresentador mais desbocado do país está preocupado com o futuro do planeta. Aos 43 anos, dois filhos, vegetariano desde 2005, João constrói uma nova casa em São Paulo que é feita com madeira de demolição e terá aquecedor solar e reservatório de água de chuva. Se reciclagem de lixo já é uma atitude básica nas grandes cidades, ele vai além: na festa de aniversário de um dos dois filhos, a lembrança que os convidados levaram para casa era feita de garrafas pet reutilizadas. E as roupas que o pessoal em casa não usava mais viraram capa de almofadas, feitas por sua mulher, Viviana Torrico. “É muito legal: depois de velho eu virei hippie”, brinca ele.
Como o punk mais pop do Brasil mostra, não é preciso virar um eco chato e se mudar para uma comunidade alternativa para adotar atitudes mais saudáveis para o planeta. A ciência tem dicas de ações simples e surpreendentes para você gastar menos energia, produzir menos lixo e emitir menos carbono na atmosfera.(...)

11. O principal objetivo do texto “ECO SIM , CHATO NÃO” é:

a) aconselhar os leitores a assumir atitudes que contribuam para proteger o meio-ambiente.
b) argumentar que nem todos os ecologistas são chatos.
c) relatar a experiência de João Gordo, para que sirva de exemplo para outras pessoas.
d) incentivar os leitores a usar móveis de madeira.

12.  Nas orações seguintes, há uma relação de:
“ João constrói uma nova casa em São Paulo que é feita com madeira de demolição e terá aquecedor solar e reservatório de água de chuva”.

A. Adição
B. Alternância
C. Oposição
D. Conclusão

13. De acordo com o texto, infere-se que:

A. Não é possível  ter atitudes sustentáveis em nossas casas.
B. Apenas os Hippies são capazes de preservar o meio ambiente
C. É preciso mudar-se para uma comunidade alternativa para preservar o meio ambiente.
D. É possível ter atitudes saudáveis para preservar o meio ambiente.


Texto para as questões 14 e 15.




14.  De acordo com a leitura do texto, podemos inferir que:
A.  A camisinha é frágil e pouco confiável
B. A camisinha serve apenas para ser um aquário.
C. A camisinha é resistente e segura.
D. A camisinha é confiável, mas não deve ser utilizada.

15. Para unirmos as orações e mantermos a ideia central da Campanha, devemos utilizar que palavra?
“ Pela camisinha não passa nada ________, use e confie.”
A. porém
B. No entanto.
C. Portanto
D. Ou


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
C
C
B
B
A
A
D
A
C
B
B
A
D
C
C

Gêneros textuais: crônica, cartaz e notícia

Leia o texto para responder às questões de 01 a 09.

Os certinhos e os seres do abismo

Luis Fernando Veríssimo

                Era assim no meu tempo de frequentador de aulas (“estudante” seria um exagero), mas não deve ter mudado muito. A não ser quando a professora ou o professor designasse o lugar de cada um segundo alguma ordem, como a alfabética – e, nesse caso, eu era condenado pelo sobrenome a sentar no fundo da sala, junto  com os Us, os Zs e os outros Vs –, os alunos se distribuíam pelas carteiras  de acordo com uma geografia a social espontânea, nem sempre bem defi nida, mas reincidente.
              Na frente, sentava a Turma do Apagador, assim chamada porque era a eles que a professora recorria para ajudar a limpar o quadro-negro e os próprios apagadores. Nunca entendi bem por que se sujar com pó de giz era considerado um privilégio, mas a Turma do Apagador era uma elite, vista pelo resto da aula como favoritos do poder e invejada e destratada com a mesma intensidade. Quando passavam  para os graus superiores, os apagadores podiam perder sua função e deixar de ser os queridinhos da tia, mas mantinham seus lugares e sua pose, esperando o  dia da reabilitação, como todas as aristocracias tornadas irrelevantes.
             Não se deve confundir a Turma do Apagador com os Certinhos e os Bundas de Aço. Os Certinhos ocupavam as primeiras fileiras para não se misturarem com a Massa que sentava atrás, os Bundas de Aço para estarem mais perto do quadro-negro e não perderem nada. Todos os apagadores eram certinhos mas nem todos os certinhos eram apagadores, e os bundas de aço não eram necessariamente certinhos. Muitos bundas de aço, por exemplo, eram excêntricos, introvertidos, ansiosos – enfim, esquisitos. Já os Certinhos autênticos se definiam pelo que não eram. Não eram nem puxa-sacos como os Apagadores, nem estranhos como os bundas de aço, nem medíocres como a Massa, nem bagunceiros como os Seres do Abismo, que sentavam no fundo, e sua principal característica eram os livros encapados com perfeição.
           Atrás dos apagadores, dos certinhos e dos bundas de aço ficava a Massa, dividida em núcleos, como o Núcleo do Nem Aí, formado por três ou quatro meninas que ignoravam as aulas, davam mais atenção aos próprios cabelos e, já que tinham esse interesse em comum, sentavam juntas; o Clube de Debates, algumas celebridades (a garota mais bonita da aula, o cara que desenhava quadrinho de sacanagem) e seus respectivos círculos de admiradores, e nós do Centrão Desconsolado, que só tínhamos em comum a vontade de estar em outro lugar.
            E no fundo sentavam os Seres do Abismo, cuja única comunicação com a frente da sala eram os ocasionais mísseis que disparavam lá de trás e incluíam desde o gordo que arrotava em vários tons até uma proto-dark, provavelmente a primeira da história, com tatuagem na coxa.

1. O texto pertence ao gênero:
A. conto    
B. carta   
C. fábula      
D. crônica.

2.  O narrador do texto está em:
A. primeira pessoa,narrador onisciente.
B. terceira pessoa, narrador onipresente.
C. primeira pessoa, narrador onipresente.
D. terceira pessoa,narrador onisciente.

3. Segundo o texto, os grupos presentes na sala de aula eram, da frente para trás:
A. os Seres do Abismo, o Clube dos Debates, os Aristocratas e a Elite.
B. a Turma do Apagador, Os Certinhos, a Massa e a Elite.
C. os Certinhos, a Massa, os Introvertidos, os Seres do Abismo.
D. a Turma do Apagador, os Certinhos, os Bunda de Aço, a Massa e os Seres do Abismo.

4. A divisão correta da Massa:
A. núcleo do Nem Aí, Clube dos Debates   e Centrão Desconsolado.
B. núcleo do Nem Aí, Excêntricos e Centrão Desconsolado.
C.  centrão Desconsolado, Certinhos e Núcleo de Debates.
D. núcleo do Nem Aí, Excêntricos e os Bunda de Aço.

5. O narrador pertencia ao núcleo do(s):
A. Seres do Abismo.
B. Certinhos.
C. Núcleo do Nem Aí.
D. Centrão Desconsolado.

6. Associe os grupos às características de cada grupo:

(1) Certinhos 
(2) Turma do Apagador 
(3) Seres do Abismo 
(4) Bundas de Aço.

(    ) ... cuja única comunicação com a frente da sala eram os ocasionais mísseis que disparavam lá de trás e incluíam...
 (   )...ocupavam as primeiras fileiras para não se misturarem com a Massa que sentava atrás...
 (    ) ...assim chamada porque era a eles que a professora recorria para ajudar a limpar o quadro-negro e os próprios apagadores.
(     )...para estarem mais perto do quadro-negro e não perderem nada.
A sequência que preenche CORRETAMENTE  os parêntese  é:

 A.  4, 3, 2, 1
 B. 3, 4, 1, 2.   
C. 3, 1, 2, 4     
D. 4, 1, 3, 2

7. Hoje os alunos que se destacam em sala de aula são chamados de NERDS. Qual dos grupos dessa sala de aula pode ser considerado NERDS.
A.  Certinhos 
B.  Turma do Apagador
C. Seres do Abismo 
D.  Bundas de Aço.

8. O grupo privilegiado era.
A.  Certinhos 
B.  Turma do Apagador
C. Seres do Abismo 
D.  Bundas de Aço.

9. A palavra em destaque na oração estabelece uma relação de:
“Quando passavam  para os graus superiores, os apagadores podiam perder sua função e deixar de ser os queridinhos da tia”
A. causa    
B. tempo
C. condição
D. lugar.

Leia o texto para responder as questões de 10 a 12.


10. “ Basta 15 minutos por dia mergulhado nos livros.” Essa informação sugere.
A. Que o leitor vá à praia por 15 minutos.
B. Que a leitura é algo cansativo.
C. Que a leitura exige muito tempo do leitor.
D. Que a leitura é algo simples e exige pouco tempo, mas traz muitos benefícios aos leitores.

11. A frase em que a palavra mergulho foi utilizada no mesmo sentido da frase presente no texto é
A. alguns pescadores mergulham sem uso de equipamento de segurança.
B. a moça mergulhou na piscina e não voltou mais.
C. muitas pessoas mergulham em sonhos impossíveis.
D.conheceu muitas espécies marítimas quando mergulhava para fazer reportagens sobre o fundo do mar.

12. Esse texto pode ser utilizado em uma campanha de:
A. incentivo à leitura.
B. combate à leitura.
C. desestímulo ao ato de ler.
D. desenvolvimento de materiais didáticos.

Leia o texto para responder às questões de 13 a 15

               Jovens se destacam em combate à pobreza mundial
             No marco das atividades do Dia Mundial de Combate à Pobreza, celebrado dia 17 de outubro, as iniciativas promovidas por cinco jovens que desenvolveram maneiras criativas e inovadoras de lutar contra a miséria nas próprias comunidades em que vivem receberam destaque na sede das Nações Unidas em Nova York. 
           São projetos de jovens líderes comunitários de locais tão distintos como Papua Nova Guiné, Ribeira Ocidental, Tadjiquistão, Moçambique, além da América Central.
Esta região está representada por Edith Castillo Núñez, do Panamá.
       Edith é a fundadora do Conselho Nacional da Juventude, que promove a participação dos jovens na adoção de políticas, tanto a nível nacional como dentro da comunidade. O Conselho, que reúne 105 organizações de jovens, trabalha ativamente em prol do fortalecimento e crescimento de pequenas organizações de jovens, na promoção de programas de prevenção da Aids e outras iniciativas destinadas a melhorar o meio ambiente e a saúde pública.
     Os esforços destes jovens líderes demonstram que os jovens possuem a capacidade para se tornarem importantes fontes de mudança e adotar iniciativas diretas com a meta de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio", afirma Mark Malloch Brown, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Entre estes objetivos, se encontra a urgente necessidade de lutar contra a pobreza extrema, que afeta a mais de 1.2 milhões de pessoas em todo o mundo. (Por: Evandro Bonfim -Fonte: Adital)

13. O destaque dessa notícia é:
A. a pobreza extrema presente no Brasil
B. os jovens que desenvolveram ações para combater a pobreza extrema.
C. o Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento.
D. a comemoração do dia Dia Mundial de Combate à pobreza.

14. A opinião de Mark Malloch Brown sobre a iniciativa dos jovens é:
A. os esforços destes jovens líderes demonstram que os jovens possuem a capacidade para se tornarem importantes fontes de mudança(...)
B. (...)trabalha ativamente em prol do fortalecimento e crescimento de pequenas organizações de jovens (...)
C. (...) as iniciativas promovidas por cinco jovens que desenvolveram maneiras criativas e inovadoras de lutar contra a miséria nas próprias comunidades (...)
D. (...)outras iniciativas destinadas a melhorar o meio ambiente e a saúde pública.

15. De acordo com o texto, a pobreza extrema afeta:
A. 105 mil pessoas no Brasil.
B. 105 mil famílias no mundo.
C. 1,2 milhões de pessoas a apenas no Brasil.
D. 1,2 milhões de pessoas no mundo

Gabarito
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
D
A
D
A
D
C
D
B
B
D
C
A
B
C
D








Texto 1 QUESTÃO 1========================= Na primeira oração, a vírgula foi utilizada, porque há A) um vocativo. B) um aposto. C) um...