quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Teste cloze


1. Leia o texto com atenção, em seguida preencha as lacunas com um verbo.
2. Crie um título para o texto.

             O padre __________ à igreja para rezar, _________ que o vinho tinha sumido. Deseperou-se,  dizendo:
             Ai, meu Deus do céu! O vinho__________ e agora o que eu ____________?!
             Desesperado, o padre __________ com uma espingarda para ir atrás de quem __________ o vinho. A tarde se __________ e anoiteceu. Ele __________ da caçada para a igreja, guardou a espingarda e ___________ tomar banho.
             Viu uma sombra com o vinho na mão, para surpreendê-la, _________ imediatamente a luz e viu que era o sacristão. Espantado, disse:
              - Eu vou contar a todos da cidade que foi você que ___________ o vinho da igreja!
              - O que você _______________ a dizer em sua defesa?
              - Se você contar a todos da cidade que fui que   __________ o vinho, eu vou contar a todos que você ____________ um caso com a filha do Guilhermino, e você não ____________ mais padre, pois o Guilhermino vai  matar você! Disse bruscamente, o sacristão!
              - Se você não contar do caso, eu não _____________ sobre o vinho, tá certo? Disse o padre com medo do pai dela.
              Vou pensar no seu caso!
                                                                             Jonh Inácio

                                                                Chave para correção
Palavra utilizada
Palavra original





























3. O que gera o conflito na narrativa é:
A. o padre pegar a espingarda.
B. o vinho sumir da igreja.
C. o padre ter um caso.
D. o sacristão ameaçar contar o caso.

4. Identifique os elementos da narrativa:
A. enredo
B. personagens
C. tempo cronológico ou psicológico.
D lugar
E. tipo de narrador predominante em primeira ou terceira pessoa.

5. Esse texto é um/uma:
A. lenda   
B. fábula   
C. conto    
D. receita

6. O tipo de discurso predominante nesse texto é:
A. direto 
B. indireto. 
C. indireto livre.
D. narrativo.

7. O uso do travessão indica:
A. início de parágrafo  
B. diálogo entre os personagens  
C. marca de oralidade.
D. interrogação.


8. Explique a pontuação do texto.

9. Crie outro final para o texto.

10. Crie uma manchete para um jornal a partir desse texto.


Atividade de reescrita

Leia o texto e reescreva-o, seguindo as orientações:

1. Indique a quantidade de palavras que apresentam desvio de ortografia.
2.  Indique a quantidade de palavras que apresentam desvio de concordância nominal e de  concordância verbal.
3.   Indique a quantidade de parágrafos.
4. Identifique os desvios de coerência textuais
5. Reescreva o texto, fazendo as alterações necessárias.

Texto adaptado
A arára azul
As  aráras azul são bichos lidos e pasíficos, mais essa rara espécie esta em extinção porcauza dos homens que estão casandoas. Esses animais indefezos estão morendo cada dia. Com a ajuda do homem em matalas a espécie esta diminuindo  muito e isso pode vim a ocorer um desequilíbrio ambientau. E com  a ajuda de augus nos podemos sobreviver e a espécie não morer com a cassa do homem sofrendo pur favor precizamos que nos ajudar porque senão nossa espécies vai morer. E com a contribuisão de você a nossa espécie terá mais chanses de sobreviver a cassa de nossa espécie. Vamos colaborar com as aráras azuls e ai nos dicaremos felis por nossa espécie sobreviver. Vocês podem nos ajudar a manter a espécie na mata sem nos ficarmos instintos?


WACHOWICZ, Tereza Cristina. Análise linguística nos gêneros textuais.  São Paulo:  Saraiva, 2012.   

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

O lugar onde vivo


Visão dos estudantes do 6º E

As enchentes em minha rua

Na minha rua tem muito lixo
Quando chove alaga tudo
Fica tudo embaixo dӇgua
Minha casa alagou
A casa do meu vizinho alagou
A água levou a TV    para a rua...
Everton de Aquino

Amor contra morte

Meu bairro é a cajazeira
Nele morre muita gente
Quase todo dia
Ontem morreu meu amigo Igor

Eu, minha família e meus vizinhos
Podemos contribuir para diminuir a violência,
Sem traficar,  sem matar ...

A prefeitura também pode contribuir
Ajudando a tirar as drogas
  As armas do comércio
Conscientizar os moradores a não  matar.
Queria um bairro sem confusão
Com  mais amor no coração.
Roberta Silva do Nascimento

Não suje a rua

Na minha rua tem muito lixo
Tem lixo para um lado
Tem lixo pro outro
Sabe o que eu vou fazer
Chamar os garis para limpar

Sabe também o que eu vou fazer
Depois que os garis limparem
Eu vou escrever na parede bem grande
NÃO SUJE A RUA...

Felipe Matheus Santos da Silva.


Uma rua inquieta

Na rua onde eu moro
Tem muitas crianças na rua
Na rua onde eu moro
Passa carro rápido
Na rua onde  eu moro
Não tem segurança
Na rua onde  eu mora
Tem pessoas muita  sofridas.

Plablo Monteiro


Um bairro cheio

O meu bairro é cheio
De buraco
De lama
 d’ água parada.
Apartamento mal pintado
Lixo abandonado
Esgoto aberto...

Danieely Costa
Bairro sanguinolento

No meu bairro, eu vejo várias brigas
Um homem  matando o outro
Na frente da minha casa
O homem ficou cheio de sangue
Isso é horrível
Mulher matando marido
Marido matando mulher
Carro atropelando pessoas inocentes...

Marjorie da Silva.


O mundo tem jeito

Não jogue lixo em lugar proibido
não roube , não ande matando o  próximo
Ame o próximo mesmo que seja seu inimigo

Eu gostaria que o mundo mudasse para melhor
Porque apesar do que nós temos feito
O mundo ainda tem jeito.

Francisco Alan da Silva

Faltas

Na minha rua até que é tudo bem
                         O problema é o lixo                                                      
Mas eu sei que vamos conseguir limpar tudo
e vivermos muito bem

Lá  tem pouco calçamento
Não tem segurança
Tem várias casas de pessoas pobres.

Lá também tem uma pracinha para brincar
Mas os malandros não  respeitam
Ficam fumando na nossa frente.
Lá também a energia é boa

Antonio Deivison Batista de Sousa.



quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Atividades de retextualização


            Como diz o ditado: Quem conta um conto aumenta um ponto

          Atividades de leitura podem ser uma fonte interessante para a produção textual. Li esse texto para os estudantes do 9º ano, depois solicitei que eles reescrevessem a história que haviam ouvido e que poderiam fazer algumas alterações.
         A partir dessa atividade, surgiram textos bastante interessantes. Podemos verificar os textos intitulados retextualização I e II.
         Outra atividade desenvolvida foi a leitura partilhada dos textos produzidos pelos estudantes. Muitos acharam que o texto do colega havia ficado mais interessante que o texto original.
       

Atividade de retextualização II

           
       Na cidade Lugar Nenhum, em uma capela, o padre notou que o vinho estava sendo roubado, consumido.
               Uma hora antes de começar a missa , o padre avista um sacristão, ele estava cambaleando, o padre percebeu que o mesmo estava bêbado e desconfiou que ele  estava consumindo o vinho. Então. o chama:
               - Irmão, há quanto tempo não se confessa?
               O sacristão respondeu gaguejando:
               - Jááááájáá faz um tempo,  padre.
               Então, o padre puxou o sacristão para o confessionário  e perguntou:
               - Quais foram seus últimos pecados?
               O bêbedo respondeu:
                - Não me lembra, seu padre.
               O padre tentou fazer  a memória do bêbado voltar, então ele falou:
               - E o vinho que você roubou na capela?
               O sacristão respondeu:
               - Fale mais alto padre, pois desse lado não escuto muito bem!
               O padre gritou:
               - O vinho que você roubou da capela?
             O sacristão respondeu:
              - Continuo não te ouvindo, padre! Vamos trocar de lugar?

              O padre concordou e trocou de lugar. Já com os lugares trocados, o bêbado falou:

              - Como está a irmã Maria?   Eu vi vocês atrás da capela ontem.
              O padre falou:
              Você tem razão irmão, daqui não dá para ouvir muito bem.
               O padre não poderia deixar que aquela notícia, chegasse aos ouvidos dos outros. Levantou suas vestes e tirou uma arma, pediu que o bêbado abrisse a janela do confessionário. Quando ele abriu, o padre, com a arma na cabeça do sacristão,  falou:
               - Deus tenha piedade de sua alma.


Felipe 

Uma mulher vestida de sol

O trabalho com obras literárias, através da leitura partilhada,  vem se mostrando uma tarefa riquíssima para a aprendizagem e a motivação dos estudantes em relação à leitura. Nossos estudantes já leram contos, poesias, crônicas e agora estão terminando o trabalho com peças teatrais. 
 Após a leitura partilhada da obra: Uma mulher vestida de Sol, Ariano Suassuna, solicitamos à turma  que desenhasse uma cena da obra ou de outras obras de Ariano que já havíamos abordado em sala.  Foi  interessante perceber que os estudantes, em sua maioria, escolheram  desenhar Rosa e Francisco, ou seja, em meio às mortes e aos sofrimentos, eles vislumbraram o amor como tema central. A segunda obra que se destacou foi o Auto da Compadecida.

















Sugestões de atividades

1. Escreva  um parágrafo  descritivo para  cada imagem.
2. Produza um conto sobre os cinco primeiros quadros.
3. Produza uma crônica sobre os quadros que abordam o Auto da Compadecida.
4. Produza um artigo de opinião sobre a religiosidade do nordestino, utilize como argumentos o Auto da Compadecida e O Santo e a Porca. 
5. Escreva uma esquete unindo os personagens das três peças. Sugestão de título: E não foram felizes para sempre. Lembre-se que a comédia é o tom central da obra de Ariano Suassuna. 
6. Crie uma História em Quadrinhos sobre as três obras.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

A vida




          A cada dia que se passa, a gente aprende com os nossos erros ou até com as nossas vitórias, mas o importante é saber que todos os dias a gente tem algo para aprender sobre a vida, seja lá qual for a dor ou  a alegria, o que importa é viver a vida.
        Todos somos livres para escolher qual caminho queremos seguir, mas com toda sinceridade, espero que você tropece e caia nos braços da felicidade, da alegria e do amor...
        Sei lá! 
        A lágrima mais linda que eu acho é a lágrima da saudade, pois ela nasce de sorrisos que se foram, de sonhos que ainda não morreram e de lembranças que ainda não foram esquecidas...


                                                                              Marcela Karine Rodrigues da Silva, 9º B

Atividade de retextualização I


        


           O padre chegou à igreja para rezar, percebeu que o vinho tinha sumido. Deseperou-se dizendo:
             Ai, meu Deus do céu! O vinho sumiu e agora o que eu faço?!
             Desesperado, o padre saiu com uma espingarda para ir atrás de quem pegou o vinho. A tarde se passou e anoiteceu. Ele voltou da caçada para a igreja, guardou a espingarda e foi tomar banho.
             Viu uma sombra com o vinho na mão, para surpreendê-la, ligou imediatamente a luz e viu que era o sacristão. Espantado, disse:
              - Eu vou contar a todos da cidade que foi você que bebeu o vinho da igreja!
              - O que você tem a dizer em sua defesa?
              - Se você contar a todos da cidade que fui que   bebeu o vinho, eu vou contar a todos que você tem um caso com a filha do Guilhermino, e você não será mais padre, pois o Guilhermino vai  matar você! Disse bruscamente, o sacristão!
              - Se você não contar do caso, eu não conto sobre o vinho, tá certo? Disse o padre com medo do pai dela.
              Vou pensar no seu caso!


                                                                 John Inácio da Silva - 9º B



Profa. Eliene Silva


             
                

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Texto 1 QUESTÃO 1========================= Na primeira oração, a vírgula foi utilizada, porque há A) um vocativo. B) um aposto. C) um...