domingo, 11 de novembro de 2012

Galerinha, seguem as características de três gêneros textuais propostos pela UECE.


Características de gêneros textuais: notícia, artigo de opinião e carta.

Notícia- gênero textual jornalístico cuja prioridade é a informação. Utiliza uma linguagem impessoal, clara, objetiva, direta e acessível ao leitor. Emprega a variedade padrão da linguagem, predominando verbos no pretérito perfeito, na 3ª pessoa do singular.
Estrutura textual composta de duas partes: lead e corpo. A primeira consiste normalmente no 1º parágrafo do texto. Nessa parte, há o resumo das ideias contidas no texto; a segunda é a parte que apresenta detalhamento do lead, através de informações novas em ordem cronológica.
Acesse o site de um jornal e verifique esses dados nas notícias.

Artigo de opinião – gênero textual que circula em jornais, revistas, rádio e TV sobre um tema polêmico da atualidade. A estrutura básica dele divide-se em: uma ideia básica e argumentos utilizados para sustentá-la. Para sustentar a ideia central defendida no artigo, o autor vale-se de argumentos de comparação, alusão histórico, argumentos com provas concretas, consensuais, de autoridade ou de exemplo etc.  Pode utilizar linguagem padrão formal. Em relação às pessoas do discurso, centra-se na primeira ou terceira pessoa.
Acesse o site de um jornal ou revista  e verifique esses dados presentes no texto analisado.
Carta é um gênero textual cuja estrutura é composta por: local e data, vocativo, texto  e assinatura. (cartas em prova não devem ser assinadas).Pode utilizar o nível informal, se for uma carta pessoal, ou formal se for uma carta que se dirija à uma instituição ou autoridades.
Obs. Principais pronomes de tratamento que se deve usar em carta formal.
Senhor (sr.) senhora (sra); Vossa Senhoria (V. Sª) funcionários públicos graduados e pessoa de cerimônia;  Vossa Magnificência (V.Magª.) – reitor; Vossa Excelência (V. Exª), altas autoridades do governo. Utiliza-se verbo em 3ª pessoa do singular.
Ex.  Vossa senhoria trouxe os relatórios?


Galerinha do 3º ano, a fase de avaliações externas está acabando mais um pouquinho de força... Vamos fazer o SPAECE, depois a prova da UECE. Para o SPAECE, a prova de redação é um texto dissertativo- argumentativo,  mesmo estilo do ENEM. A  prova de redação da  UECE, a cada semestre sugere um gênero textual diferente. As últimas propostas sugeriram: carta, mensagem, notícia e artigo de opinião.
Veja as propostas parciais:



Vestibular 2010.2
Sugestão 1.   Assumindo o papel de repórter de um jornal, escreva uma notícia sobre um fato que poderia ocorrer nesse mundo imaginado por Lennon.
Sugestão 2.   Como leitor de jornais, revistas e blogs, você tem contato diário com informações como as que são veiculadas nos trechos a seguir.
Aproveitando  as informações lidas acima e/ou outras informações, escreva uma mensagem dirigida a John Lennon. Discuta, apresentando argumentos convincentes, a possibilidade ou a impossibilidade de realização do sonho que ele expressa na música Imagine.
2011.1
Segundo Rui Tavares, ―Há qualquer coisa no ideal universitário que o torna difícil de explicar, apesar de ser tão simples. O ideal universitário é as ideias. Ideias sobre como são as coisas, sobre como funcionam, sobre como deveriam funcionar, ideias sobre ideias.
Nessa perspectiva de que a universidade é um dos espaços onde se discutem as grandes questões que influenciam a vida dos cidadãos, você, como aspirante a uma vaga na UECE, deve dar sua contribuição para o debate de problemas que preocupam a sociedade atual. Esse é um dos requisitos para seu ingresso nesta universidade no vestibular de 2011.2. Escolha um dos temas apresentados abaixo e, a partir das ideias sugeridas pelos textos de apoio, posicione-se criticamente.
Escreva um artigo de opinião, apresentando argumentos capazes de dar sustentação à tese que você escolheu para defender. Temas apresentados:
1. Energia núclear: vantagens e riscos;
2. O bullying e seus efeitos para a sociedade.
 2012.1
Prezado candidato,
O texto a seguir é um fragmento da fala do escritor moçambicano Mia Couto, na edição de 2011 das Conferências do Estoril, cujo título foi “Desafios globais, respostas locais”. Convidado pela organização do evento a discursar sobre segurança, o escritor, desconstruindo esse tema, fala, na verdade, sobre medo.
Nesta prova de redação, sua tarefa é interagir com Mia Couto. Tomando por base uma ou mais questões discutida(s) no texto, escreva uma carta dirigida ao autor, expressando sua concordância ou discordância e apresentando argumentos que deem sustentação ao seu ponto de vista.
2012.2.
A partir dos subsídios oferecidos pelos textos 1, 2 e 3, que tratam, respectivamente, do conceito de leitura, do aumento do número de leitores (inclusive no Nordeste) e da abordagem da literatura na escola, escolha uma das duas instruções a seguir para elaborar sua redação.
1. Discuta, por meio de um artigo de opinião, a contribuição da família, da escola, do governo e de instituições não governamentais para o desenvolvimento de leitores proficientes que encontrem na leitura uma fonte de prazer. Apresente fatos e argumentos que possam sustentar seu ponto de vista.

2. Narre um fato ocorrido com alguém que desde tenra idade tenha desenvolvido o hábito de ler, tornando-se um leitor assíduo.

Ver propostas integrais no site: http://www.uece.br/cev/index.php/vestibular-20131

Texto 1 QUESTÃO 1========================= Na primeira oração, a vírgula foi utilizada, porque há A) um vocativo. B) um aposto. C) um...