Este blog surge como uma possibilidade de discutir literatura, leituras interessantes e dá suporte a alunos que desejam fazer vestibular. Além disso, divulgar experiências interessantes de atividades realizadas em sala de aula.
sexta-feira, 29 de julho de 2011
Redação para o ENEM
O ENEM aproxima-se e com ele vêm às
dúvidas dos alunos. Uma dúvida frequente é em relação à redação. Vale ressaltar
que o ENEM trata de temas da atualidade em suas redações. Assim, o/a estudante
que queira ter êxito nessa fase deve estar atento aos temas da atualidade e
procurar diariamente escrever algo sobre um tema. Com essa prática, o aluno vai
ganhando confiança e percebendo as limitações de escrita. Vale à pena ter uma
rotina de estudo mais intensiva.
Os critérios de avaliação da redação têm por referência as cinco
competências da Matriz do nem, transpostas para produção de texto escrito com
base em uma situação-problema (proposta de Redação) e desdobradas, cada uma, em
quatro níveis (critérios de avaliação da competência).
Cada competência é avaliada sob quatro critérios, correspondentes aos
conceitos: insuficiente, regular, bom e excelente respectivamente representado
pelos níveis 1, 2,3 e 4, associados às notas 2,5 – 5,0 – 7,5 – 10,0.
A redação que não atende à proposta recebe o conceito D – desconsiderada.
Quando é apresentada em branco ou com até sete linhas escritas, recebe o conceito
B – em branco. Finalmente, quando a redação é apresentada com palavrões, desenhos
ou outras formas propositais de anulação recebem o conceito N – anulada.
A nota global da redação é dada pela média aritmética simples das notas
atribuídas a cada uma das cinco competências.
Veja os critérios para correção
da redação:
I – Demonstrar domínio da norma
culta da língua escrita:
Aspectos
avaliados:
*Adequação
ao registro:
Grau de formalidade.
Variedade linguística adequada ao tipo de texto e à situação de interlocução.
*Norma gramatical:
Sintaxe de concordância, regência e colocação.
Pontuação.
Flexão.
* Convenções da escrita:
Escrita das palavras (ortografia, acentuação) maiúsculo-minúsculas.
Grau de formalidade.
Variedade linguística adequada ao tipo de texto e à situação de interlocução.
*Norma gramatical:
Sintaxe de concordância, regência e colocação.
Pontuação.
Flexão.
* Convenções da escrita:
Escrita das palavras (ortografia, acentuação) maiúsculo-minúsculas.
II – Compreender a proposta de redação e aplicar
conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos
limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo:
* Tema:
Compreensão da proposta.
Desenvolvimento do tema a partir de um projeto de texto.
*Estrutura:
Encadeamento das partes do texto.
Progressão temática.
* Indícios de autoria:
Presença de marcas pessoais manifestas no desenvolvimento
temático e na organização textual
Compreensão da proposta.
Desenvolvimento do tema a partir de um projeto de texto.
*Estrutura:
Encadeamento das partes do texto.
Progressão temática.
* Indícios de autoria:
Presença de marcas pessoais manifestas no desenvolvimento
temático e na organização textual
III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista:
*Coerência textual (organização do texto quanto a sua lógica interna e externa).
IV – Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para
a construção da argumentação:
* Coesão lexical:
Adequação no uso de recursos lexicais, tais como: sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração, etc.
*Coesão gramatical:
Adequação no emprego de conectivos, tempos verbais, pontuação, seqüência temporal, relações anafóricas, conectores intervocabulares, interparágrafos, etc.
* Coesão lexical:
Adequação no uso de recursos lexicais, tais como: sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração, etc.
*Coesão gramatical:
Adequação no emprego de conectivos, tempos verbais, pontuação, seqüência temporal, relações anafóricas, conectores intervocabulares, interparágrafos, etc.
V – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado,
demons-trando respeito aos direitos humanos:
Cidadania ativa com proposta solidária, compartilhada.
Poemas
Poeminho do Contra
Todos esses que aí estão
Atravancando meu caminho,
Eles passarão...
Eu passarinho!
Atravancando meu caminho,
Eles passarão...
Eu passarinho!
Mário Quintana
Nesse poema, o eu-lirico revela despreso por todos
aqueles que o atrapalham. A certeza de que ele permanecerá é se definir como um passarinho. Com essa metáfora,ele nos dá a dimensão da beleza de si, pois ao imaginarmos-lhe como um passarinho vem a dimensão do ser pequeno,mas imenso nas possibilidades do voo e da liberdade. Os outros são aqueles que passam sem beleza, sem significado.
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