sexta-feira, 29 de julho de 2011

Redação - ENEM


Redação para o ENEM

O ENEM aproxima-se e com ele vêm às dúvidas dos alunos. Uma dúvida frequente é em relação à redação. Vale ressaltar que o ENEM trata de temas da atualidade em suas redações. Assim, o/a estudante que queira ter êxito nessa fase deve estar atento aos temas da atualidade e procurar diariamente escrever algo sobre um tema. Com essa prática, o aluno vai ganhando confiança e percebendo as limitações de escrita. Vale à pena ter uma rotina de estudo mais intensiva.
Os critérios de avaliação da redação têm por referência as cinco competências da Matriz do nem, transpostas para produção de texto escrito com base em uma situação-problema (proposta de Redação) e desdobradas, cada uma, em quatro níveis (critérios de avaliação da competência).
Cada competência é avaliada sob quatro critérios, correspondentes aos conceitos: insuficiente, regular, bom e excelente respectivamente representado pelos níveis 1, 2,3 e 4, associados às notas 2,5 – 5,0 – 7,5 – 10,0.
A redação que não atende à proposta recebe o conceito D – desconsiderada. Quando é apresentada em branco ou com até sete linhas escritas, recebe o conceito B – em branco. Finalmente, quando a redação é apresentada com palavrões, desenhos ou outras formas propositais de anulação recebem o conceito N – anulada.
A nota global da redação é dada pela média aritmética simples das notas atribuídas a cada uma das cinco competências.
Veja os critérios para correção da redação:
I – Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita:
Aspectos avaliados:
*Adequação ao registro:
Grau de formalidade.
Variedade linguística adequada ao tipo de texto e à situação de interlocução.
*Norma gramatical:
Sintaxe de concordância, regência e colocação.
Pontuação.
Flexão.
* Convenções da escrita:
Escrita das palavras (ortografia, acentuação) maiúsculo-minúsculas.
II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo:
* Tema:
Compreensão da proposta.
Desenvolvimento do tema a partir de um projeto de texto.
*Estrutura:
Encadeamento das partes do texto.
Progressão temática.
* Indícios de autoria:
Presença de marcas pessoais manifestas no desenvolvimento
temático e na organização textual

III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista:

*Coerência textual (organização do texto quanto a sua lógica interna e externa).
IV – Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação:
* Coesão lexical:
Adequação no uso de recursos lexicais, tais como: sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração, etc.
*Coesão gramatical:
Adequação no emprego de conectivos, tempos verbais, pontuação, seqüência temporal, relações anafóricas, conectores intervocabulares, interparágrafos, etc.
V – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demons-trando respeito aos direitos humanos:
Cidadania ativa com proposta solidária, compartilhada.

Poemas

Poeminho do Contra
Todos esses que aí estão
Atravancando meu caminho,
Eles passarão...
Eu passarinho!

Mário Quintana

Nesse poema, o eu-lirico revela despreso por todos
aqueles que o atrapalham. A certeza de que ele permanecerá é se definir como um passarinho. Com essa metáfora,ele nos dá a dimensão da beleza de si, pois ao imaginarmos-lhe como um passarinho vem a dimensão do ser pequeno,mas imenso nas possibilidades do voo e da liberdade. Os outros são aqueles que passam sem beleza, sem significado.

Texto 1 QUESTÃO 1========================= Na primeira oração, a vírgula foi utilizada, porque há A) um vocativo. B) um aposto. C) um...